Cartografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Urbanismo e Vias de Comunicação |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVD |
10 |
Plano Estudos 2014 |
1 |
- |
5 |
75 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante deve ser capaz de ler, interpretar e fazer medições sobre plantas topográficas, nomeadamente, interpretar as formas de relevo, interpolar cotas, determinar declives, traçar perfis, calcular áreas e volumes. O estudante deve ter noções da Geodesia e de Cartografia: coordenadas naturais e geodésicas, métodos de transformação de coordenadas, infraestruturas cartográficas nacionais, sistemas de projeção cartográfica nacionais. O estudante deve conhecer e saber utilizar o principal equipamento topográfico (nível ótico, teodolito, equipamento GNSS), e conhecer os principais métodos de posicionamento topográfico (de nivelamento e transporte de coordenadas) e deve saber elaborar um pequeno levantamento. O estudante de conhecer algumas noções de Fotogrametria, Deteção Remota, e Sistemas de informação Geográfica.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências Específicas:
Transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva a interlocutores na área da engenharia, equacionando ideias e problemas, Nível 2 de 3.
Agir e interagir em situações novas no âmbito da engenharia civil, Nível 1 de 3.
Implementar soluções preconizadas para problemas encontrados no âmbito da engenharia civil, respeitando os projetos estabelecidos, Nível 1 de 3.
Enunciar, interpretar e resolver problemas nas áreas da engenharia civil e afins, Nível 2 de 3.
Interpretar e utilizar manuais e outros documentos técnicos, na língua materna e outra, Nível 2 de 3.
Treinar para que possa exercer a sua profissão de engenheiro com capacidade de análise, espírito crítico e sentido inovador, Nível 2 de 3.
Demonstrar raciocínio indutivo no âmbito da engenharia civil, Nível 1 de 3.
Demonstrar um pensamento organizado e sistemático no âmbito de engenharia civil, Nível 1 de 3.
Demonstrar um pensamento organizado e sistemático no âmbito de engenharia civil, Nível 1 de 3.
Concretizar projetos de engenharia civil, gerindo e controlando, os processos daí decorrentes, Nível 1 de 3.
Conceber soluções que envolvam diferentes áreas de engenharia e avaliar os seus efeitos, Nível 1 de 3.
Competências Gerais:
Comunica eficientemente usando a Língua Materna, Nível 1 de 3.
Usa os dados da literatura técnica e científica e contextualiza-os face à sua profissão, Nível 2 de 3.
Utiliza adequadamente as tecnologias de informação e comunicação, Nível 2 de 3.
Recolhe, analisa, problematiza e produz informação, Nível 2 de 3.
Organiza e planeia o trabalho, Nível 1 de 3.
Conhece-se a si próprio e reconhece as suas capacidades e limites, Nível 1 de 3.
Sabe trabalhar em equipa, Nível 2 de 3.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sem pré-requisistos.
Programa
- Leitura e Utilização de Cartas Topográfica: Cartas Topográficas; Escalas; Formas de relevo; Interpolação de cotas; Declives; Perfis; Cálculo de áreas e de volumes.
- Elementos de Geodesia: Coordenadas naturais e geodésicas; Geometria do elipsoide biaxial; Transformação de coordenadas; Infraestruturas cartográficas.
- Elementos de Cartografia: Projeções cartográficas; Cartografia matemática; Cartografia Nacional.
- Posicionamento Topográfico: Grandezas observáveis e equipamento de observação; Medição e correção de distâncias; Nivelamento (geométrico e trigonométrico); Transporte de coordenadas (irradiação, irradiação inversa, intersecção direta, intersecção inversa, poligonação); Levantamento Topográfico; Levantamento com GNSS; Implantação de obras.
- Fotogrametria e Deteção Remota: Fotografia aérea; Planeamento de um voo; Imagens numéricas; Ortofotoplantas e cartas imagem; Sistemas de Informação Geográfica.
Bibliografia Obrigatória
João Casaca, João Matos, Miguel Baio; Topografa Geral, Lidel, 2010. ISBN: 978-972-757-339-4
Bibliografia Complementar
José Alberto Gonçalves; Sérgio Madeira; J. João Sousa; Topografia Geral, Conceitos e Aplicações
Sousa Cruz, Paula Redweik; Manual do Engenheiro Topógrafo
Ana fonseca, João fernandes; Detecção Remota, Lidel, 2004. ISBN: 972-757-292-8
António Berberan; Elementos de Fotogrametria, 2003. ISBN: 972-95873-5-3
Luiz Coelho, Jorge Brito; Fotogrametria Digita, 2007
João Sousa; Sistemas de Informação Geográfica com Autodesk Map 3D, Lidel, 2005. ISBN: 972-722-483-
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas onde, depois de se abordarem os temas, são resolvidos exercícios sobre a matéria lecionada, e executados trabalhos práticos. Alguns destes trabalhos são executados, pelos estudantes, fora do horário letivo. Assim, nas aulas o aluno deverá apreender as metodologias de utilização e de cálculo para depois, individualmente ou em grupo, aplicar os conceitos na execução de trabalhos práticos. O principal trabalho prático consiste na execução de um levantamento topográfico para a elaboração de uma planta topográfica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
40% Trabalho de grupo (documento + discussão) + 60 % Exame (com nota mínima de 9,5 valores).