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Controlo Industrial

Código: MEBQ007     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.estbarreiro.ips.pt/files/Cursos/UCsMestrado/MEBQ/1A2S_comum_Controlo%20Industrial.pdf
Unidade Responsável: Engenharia Química Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 15 Plano Estudos 2015 1 - 5 30 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Martins de Magalhães Correia Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Paulo Fernando Martins de Magalhães Correia 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
• Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado e de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo. • Conhecer a instrumentação utilizada para controle das variáveis de processo mais usuais em processos biotecnológicos e químicos.
• Conhecer a simbologia utilizada e saber interpretar diagramas de processo e instrumentação (P&I).
• Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo e no espaço de Laplace.
• Compreender as noções de estabilidade de sistemas de controlo.
• Compreender as ações básicas de controlo Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influênciano desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
• Conhecer estratégias de controlo antecipativo, controlo de razão, controlo em cascata. 
• Analisar sistemas e dimensionar controladores, utilizando as regras de sintonia de controladores PID.
• Saber usar os programas Octave e Matlab para analisar sistemas de controlo.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão explorados principalmente através de umametodologia expositiva nas aulas teórico/práticas, apoiadas pela resolução de problemas que permitemaos alunos obter conhecimentos sobre os conceitos fundamentais dos sistemas de controlo. Para que os conhecimentos sejam consolidados, é necessário que um número apreciável de exercícios e problemas aplicados sejam realizados pelo docente e individualmente pelos estudantes.O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram adquiridas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa

1.  Instrumentação usual em processos biológicos e químicos. Diagramas de P&I.
2. Modelação e representação de sistemas: equações diferenciais, função de
transferência. Diagramas de blocos. Modelação matemática de processos químicos.
3.Comportamento dinâmico de sistemas: resposta temporal de sistemas de 1.ª ordem.
4.Introdução aos sistemas de controlo: constituintes, o processo, os medidores, transmissores e transdutores, controlador, elemento final de controlo.
5.Estabilidade: Noção de estabilidade.
6.Controladores PID: As ações básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D). O controlador PID.

Bibliografia Obrigatória

Paulo Correia; Controlo Industrial - Apontamentos, 2017

Bibliografia Complementar

D. R. Coughanowr, S. E. LeBlanc; Process Systems Analysis and Control, McGraw-Hill, 2009. ISBN: ISBN: 978–0–07–339789–4
B.W. Bequette; Process Control - Modeling, Design and Simulation, Prentice Hall , 2003. ISBN: ISBN: 0-13-353640-8
Dale E. Seborg, Duncan A. Mellichamp, Thomas F. Edgar, Francis J. Doyle; Process Dynamic and Control, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: ISBN: 0470128674
Curtis D. Johnson; Process Control Instrumentation Technology, Pearson Education Ltd., 2014. ISBN: ISBN: 978-0131194571

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas os conceitos fundamentais são lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais,sendo resolvidos alguns problemas ilustrativos, para estimular o raciocínio e o espírito crítico dosestudantes.
Nestas mesmas aulas os estudantes também resol
vem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos.

Software

Octave

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

-

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:

a) Contínua
- 2 testes de 1,5h; nota mínima de 9,5 valores em 20, a realizar durante o período letivo, com peso de 50% cada na avaliação final.

b)
Por exame:
- Exame final com nota mínima de 9
,5 valores em 20 e peso de 100% na avaliação final.

Provas e trabalhos especiais

-

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

-

Observações

-
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