Linguagens de Programação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
34 |
Plano Estudos 2016 |
1 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação.
No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Noção de algoritmia como a formalização da solução para um problema bem determinado numa sequência de ações elementares.
- Analisar um algoritmo fornecido e prever o resultado final da sua execução;
- Desenhar algoritmos em linguagem natural e pseudo-código.
- Compreender e conhecer: a programação de computadores como um modo de descrever algoritmos numa linguagem formal passível de ser executada num computador de uso geral;
- princípios elementares da programação: variáveis; instruções de decisão; instruções de ciclo; listas e arrays; o ciclo tradicional de desenvolvimento de programas de computador:
- desenho, programação e teste.
- Aplicar os conhecimentos desses princípios básicos a linguagem de programação phyton.
- Ser capaz de traduzir um algoritmo dado num programa completo.
- Ser capaz de resolver um problema dado efetuando o seu desenho, programação e teste.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O computador de uso geral e os seus componentes
Algoritmos: Definição e história dos algoritmos. Exemplos de algoritmos simples. Como descrever um algoritmo
Introdução aos paradigmas das linguagens de programação
Elementos de linguagens de programação: Variáveis de tipos elementares. Expressões e atribuição de valores. Fluxo de execução de instruções. Instruções de decisão. Instruções de ciclo. Listas e arrays Algoritmos clássicos: Algoritmos de pesquisa. Algoritmos de ordenação
Entrada e saída de dados
Bibliografia Obrigatória
Pavão martins; PROGRAMAÇÃO EM PYTHON. INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO MÚLTIPLOS PARADIGMAS, IS, IST, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a partir do Moodle, para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Fórmula de cálculo da classificação final
- classificação final avaliação continua: 30 % 1º Teste + 30 % 2º Teste + 40 % avaliação Laboratorial
- classificação final por exame: 100 % Exame
Melhoria de classificação
Os alunos com aprovação só poderão fazer melhoria na época de recurso.
Observações
- Situações de plágio em qualquer avaliação (teste, exame e projeto) serão penalizadas com a anulação do mesmo e encaminhadas para os órgãos competentes para medidas disciplinares.
- No caso de avaliações remotas poderá ser solicitada uma discussão oral para validação de competências, com impacto na nota dessa mesmo avaliação.