Código: | BINF018 | Sigla: | LPII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Matemática e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioinformática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
BINF | 12 | Plano Estudos 2016 | 2 | - | 5 | 67,5 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
António Leonardo Gonçalves | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
António Leonardo Gonçalves | 2,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 1 | 2,00 |
António Leonardo Gonçalves | 2,00 |
Compreensão da noção de algoritmia como a formalização da solução para um problema bem determinado numa sequência de ações elementares.
Ser capaz de: analisar um algoritmo fornecido e prever o resultado final da sua execução; desenhar algoritmos em linguagem natural e pseudo-código. Compreender e conhecer: a programação de computadores como um modo de descrever algoritmos numa linguagem formal passível de ser executada num computador de uso geral; princípios elementares da programação: variáveis; instruções de decisão; instruções de ciclo; listas e arrays; o ciclo tradicional de desenvolvimento de programas de computador: desenho, programação e teste. Aplicar os conhecimentos desses princípios básicos a uma linguagem de programação apropriada. Ser capaz de traduzir um algoritmo dado num programa completo. Ser capaz de resolver um problema dado efetuando o seu desenho, programação e teste.
O progresso das aulas decorrerá conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. Esta será uma UC introdutória a programação aplicada, onde os estudantes aprenderão não só o porquê, mas também como executar, avaliar e decidir as melhores soluções de programação, tendo como base um sólido conhecimento de algoritmia.
O fornecimento de informação e de conhecimentos prenunciados nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teóricas, onde será estabelecida a ponte com outros assuntos já analisados em aulas anteriores. Nestas sessões pretender-se-á alargar as competências dos estudantes e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Dado o carácter eminentemente prático dos assuntos, serão apresentados e propostos, também nas aulas teórico, vários exercícios.
Os estudantes aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise. E programação.
O computador de uso geral e os seus componentes
Algoritmos: Definição e história dos algoritmos. Exemplos de algoritmos simples. Como descrever um algoritmo
Introdução aos paradigmas das linguagens de programação
Elementos de linguagens de programação: Variáveis de tipos elementares. Expressões e atribuição de valores. Fluxo de execução de instruções. Instruções de decisão. Instruções de ciclo. Listas e arrays Algoritmos clássicos: Algoritmos de pesquisa. Algoritmos de ordenação
Entrada e saída de dados
teóricas semanais para expor os conceitos e demonstrar a sua aplicação com exemplos, de modo a familiarizar os estudantes com as linguagens.
práticas semanais organizadas para que os estudantes desenvolvam por conta própria o código apropriado de modo a obter um número de scripts funcionais por aula.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Avaliação continua:
Nota final: (média dos 5 melhores TS) * 50 % + PL * 50%
Critério de passagem:
Avaliação por exame:
Nota final: Ex * 50 % + PL * 50%
Critério de passagem: