Física das Construções
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construção e Reabilitação |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVD |
10 |
Plano Estudos 2019 |
2 |
- |
5 |
75 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: português
Objetivos
Na unidade curricular de Física das Construções o aluno deverá adquirir conhecimentos fundamentais em matérias relativas às ciências da construção, nomeadamente em higrotérmica, acústica, ventilação e iluminação natural.
Resultados de aprendizagem e competências
Na unidade curricular de Física das Construções o aluno deverá ficar habilitado a:
i) conceber, com conhecimento de base científica, as construções correntes, tendo em consideração o respeito pela legislação, regulamentação e normalização existente e os conhecimentos mais atualizados na área da Física das Construções;
ii) realizar trabalho de conceção, projeto, construção, fiscalização e avaliação que envolva a escolha das soluções construtivas mais adequadas, através de análise comparativa de soluções distintas, e a elaboração dos cálculos justificativos que demonstrem a sua adequabilidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
Cap.1 Higrotérmica, térmica, acústica, ventilação, iluminação natural. Materiais de isolamento térmico e acústico.
Cap. 2 Ações climáticas em Portugal. Fenómenos de transferência de calor. Humidade e transmissão de calor em edifícios. Relações psicrométricas. Medidas de controlo da ocorrência de condensação. Equipamentos de medição.
Cap3. Conceitos de Térmica. Requisitos mínimos e regulamentares. Envolventes de FA. Locais não aquecidos. Resistências térmicas de elementos construtivos. Inércia térmica. Taxa de renovação do ar em edifícios. Pontes térmicas. Fatores solares de envidraçados. Proteção solar dos vãos envidraçados. Insolação dos edifícios. NP EN 1037.Permeabilidade ao ar de janelas e portas. Normalização vigente.
Cap. 4 Conceitos básicos de acústica. A audição sonora. Condições de audibilidade. Absorção sonora e absorção sonora equivalente. O tempo de reverberação. Acústica de salas. Conceitos e critérios básicos do projeto e da correção acústica. Normalização vigente.
Bibliografia Obrigatória
Henriques, F.; Humidades em Paredes - CED 1, LNEC, 1994
Viegas, J. C.; Ventilação Natural de Edifícios de Habitação - CED 4, LNEC, 1995
Silva, P. M. ; Acústica de Edifícios - ITE 8 , LNEC, 2003
Moret Rodrigues, António; Térmica de Edifícios, Orion, 2009. ISBN: 978-972-8620
Carlos A. Pina Dos Santos, Rodrigo Rodrigues; Coeficientes de transmissão térmica de elementos opacos da envolvente dos edifícios - ITE 54, LNEC, 2010. ISBN: 9789724921808
Carlos A. Pina dos Santos, Luis Matias; Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios - ITE 50, LNEC, 2010. ISBN: 9789724920658
Carlos A. Pina dos Santos, J. Vasconcelos Paiva; Caracterização Térmica de Paredes de Alvenaria - ITE 12, LNEC, 2010. ISBN: 9789724900438
MARIA ISABEL TORRES, ANA SOFIA GUIMARÃES, VASCO PEIXOTO DE FREITAS; HUMIDADE ASCENCIONAL, FEUP Edições, 2008. ISBN: 978-972-752-101-2
Jorge Patrício; Acústica nos Edifícios - 7ª edição revista e aumentada, Publindústria, Edições Técnicas, 2018. ISBN: 9789897232626
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No decurso das aulas dá-se preferência à exposição da matéria recorrendo à utilização de apresentações de diapositivos e à realização de pormenorizações no quadro. A resolução de casos práticos e exercícios é acompanhada pelos diapositivos respetivos ou realizada no quadro, pelo docente ou, por vezes, por alunos. Propicia-se e valoriza-se a participação construtiva dos alunos nas aulas.
Avaliação contínua: Trabalho de grupo de 3 casos de estudo, no que à térmica diz respeito, e realização de teste individual. Os 3 casos de estudo têm um peso de 30% na classificação final do UC e o teste tem um peso de 70% na classificação final da UC.
Avaliação por exame: A avaliação da UC em época de exame é feita exclusivamente por prova escrita, com um peso de 100% na classificação final da UC.
Na sequência da situação epidemológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, aplicou-se:
No decurso das aulas dá-se preferência à exposição da matéria recorrendo à utilização de apresentações de diapositivos e à realização de pormenorizações no whiteboard, via plataforma ZOOM. A resolução de casos práticos e exercícios é realizada no quadro (whiteboard), pelo docente ou, por vezes, por alunos, , via plataforma ZOOM.
A metodologia de avaliação compreende a realização de Avaliação em Sala de Aula/Avaliação à Distância e a realização de um Teste.
Avaliação contínua: 20% Avaliação em Sala de Aula/Avaliação à Distância + 80% Teste
Avaliação por exame: MAX{20% Avaliação em Sala de Aula/Avaliação à Distância + 80% Exame; 100% Exame}
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
NA
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 20% Avaliação em Sala de Aula + 80% Teste
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
100% exame
Melhoria de classificação
100% exame
Observações
Modo de trabalho (SARS-CoV-2): à distância com recurso à ferramenta ZOOM Colibri para as sessões síncronas, 2 vezes por semana com a duração de 2 horas cada sessão, e à plataforma moodle.