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Fundamentos de Engenharia do Poço

Código: TPD040     Sigla: FEP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Geotecnia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 3 Plano Estudos 2015 3 - 5,5 67,5 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Ludovico Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Marco António Ludovico Marques 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Marco António Ludovico Marques 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudar as atividades relacionadas com a perfuração do poço que faz a comunicação do reservatório com a superfície.

Resultados de aprendizagem e competências

Dotar os estudantes com os conhecimentos e competências fundamentais sobre perfuração de poços, completação e procedimentos de operação de poços.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Poços de petróleo terrestres e marítimos.
2. Equipamentos de perfuração rotativa.
3. Brocas.
4. Hidráulica de perfuração.
5. Fluidos de perfuração para poços.
6. Perfuração direcional.
7. Revestimento e cimentação primária.
8. Fundamentos de completação.
9. Introdução aos equipamentos de cabeça de poço.
10. Noções elementares de elevação e produção.
11. Introdução ao planeamento do processo de perfuração.

Bibliografia Obrigatória

Robert F. Mitchel Ed.; Petroleum Engineering Handbook, Vol. II Driling Engineering., Society of Petroleum Engineers, 2006
Carl Gatlin; Petroleum Engineering. Drilling and Well Completions., Prentice Hall, 1960

Bibliografia Complementar

Bourgoyne Jr, A. T, Millheim, K. K., Chenevert, M. E., Young Jr, F. S.; Applied Drilling Engineering. Series Textbooks, SPE, 1986

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorre-se à apresentação da matéria através da exposição de diapositivos utilizando ferramentas informáticas como o powerpoint. Nas aulas práticas privilegia-se a resolução individual de problemas. A análise dos resultados procura estimular o espírito crítico, a capacidade de análise de situações similares e a obtenção de experiência válida. Na interface Moodle disponibilizam-se ficheiros com conteúdos programáticos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 28,50
Total: 148,50

Obtenção de frequência

2 testes e 1 trabalho individual (contínua)
e exames de épocas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: CF = 0.4 T1 + 0.4 T2 + 0.2 TI (avaliação contínua).
CF = 1.0 E (exames de épocas)

Melhoria de classificação

Época de recurso
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