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Economia do Petróleo e Gás

Código: TPD042     Sigla: EPG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Engenharia Química Industrial
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 5 Plano Estudos 2015 3 - 4 67,5 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Joaquim Guilherme Neto Filipe 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Portugues

Objetivos

Introduzir os conceitos-chave da economia de oferta e procura e como as empresas, organizações e governos podem procurar influenciá-los no contexto da indústria petrolífera.
Perspetiva histórica sobre a evolução do Mercado do petróleo e contexto atual. Introdução ao estudo de projetos de investimento, avaliação de riscos.

Resultados de aprendizagem e competências

N/A

Modo de trabalho

À distância

Programa

1- Conceitos básicos em economia de Mercado
1.1 Oferta e procura
2- A cultura do petróleo 2.1 Perspetiva histórica
2.2 As sete irmãs
2.3 Reservas. Estimativa e flutuações
3- Mercado do Petróleo Bruto
3.1 Mercado mundial
3.2 Consumo e procura mundial
3.3 O Mercado e a refinação
4- Cadeia de Abastecimento de Petróleo
4.1 Fatores tecnológicos
4.2 Fatores económicos
4.3 Fatores geopolíticos
5- Investimento em projetos de petróleo
5.1 Métodos de avaliação
5.2 Valor do dinheiro no tempo- taxas de inflação, taxa de retorno, risco 5.3 Parâmetros de decisão
5.4 Gestão de Risco
6- Perspetivas Futuras
6.1 Estimativa de reservas de petróleo e gás
6.2 Fontes alternativas de energia

Bibliografia Obrigatória

James G. Speight; “An Introduction to Petroleum Technology, Economics, and Politics, Wiley, 2011
Ken Arnold; Standard handbook of petroleum and natural gas engineering, “ButterworthHeinemann, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria teórica é apresentada promovendo o envolvimento e a participação de todos os estudantes, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. A projeção de slides com a informação principal sobre cada capítulo servirá de apoio á exposição dos conteúdos.

Metodologia de ension à distância: Indicação Semanal dos conteúdos a estudar; disponibilização de material pedagógico (vídeos, power-points, links) para o estudante estudar antecipadamente a matéria; Aula em videoconferência expositiva e a tirar dúvidas dos conteúdos apresentados anteriormente; aulas de dúvidas online


Avalição Continua:
1º teste*0.4+2º teste*0.4+trabalho*0.2

Exame final (100%)


No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9,5 valores. A nota final será obtida na prova oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 67,50
Trabalho escrito 15,50
Total: 108,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

avaliação continua: 2 testes com, cada um com a cotação de 45% com nota minima de 8 valores, prefazendo o total de 90% da avaliação. Um trabalho escrito com contação de 10% sem nota minima
avaliação por exame: 100% de exame

Provas e trabalhos especiais

Não aplicavel

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicavel

Melhoria de classificação

de acordo com o Regulamento de Atividades do IPS

Observações

no Ano letivo 2019/2020 a lecionação desta unidade curricular foi realizada à distância
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