Técnicas de Reparação de Estruturas Antigas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Conservação e Reabilitação |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCRE |
18 |
Plano Estudos 2019 - MCRE |
1 |
- |
6,5 |
52,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apreender técnicas de reparação de estruturas antigas, com uma introdução a técnicas de reforço de estruturas antigas de alvenaria e madeira. Introdução a métodos simplificados de análise da capacidade estrutural de estruturas e avaliação da necessidade de reabilitação estrutural. Adquirir conhecimentos relativos às técnicas de reabilitação e de reforço.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
À distância
Programa
1. Avaliação Estrutural de Edifícios Antigos. Objetivos e dificuldades. Anomalias estruturais. Enquadramento legislativo 2. Avaliação da Segurança Global e Local 3. Estratégias de Intervenção de Reabilitação 4. Soluções Estruturais, Técnicas de reparação e reforço estrutural pouco intrusivas: a) Técnicas de reforço com vista ao melhoramento do comportamento dos edifícios antigos de alvenaria e madeiras a ações horizontais. b) Técnicas de Reabilitação estrutural de estruturas de alvenaria c) Técnicas de Reabilitação estrutural de estruturas de madeira d) Técnicas de Reabilitação estrutural de edifícios mistos d) Técnicas de Reabilitação estrutural de fundações
Bibliografia Obrigatória
Vasco Freitas; Manual de apoio ao projecto de Reabilitação, Ordem dos Engenheiros, 2012
Vitor Coias; Reabilitação estrutural de edifícios antigos, GECoRPA, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são na sua maioria teórico-prática. Nas primeiras aulas de cada capítulo expõem-se os fundamentos necessários à compreensão das matérias, com o auxílio de slides e consulta de artigos. Nas restantes aulas os alunos vão resolver casos concretos, quer individualmente quer em grupo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
52,50 |
Estudo autónomo |
123,00 |
Total: |
175,50 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: 100% trabalho
As épocas de exame podem servir para melhorar o trabalho