Reatores Biológicos B
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| BIOT |
52 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
5,5 |
75 |
148,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Reatores Biológicos B
Objetivos
É uma UC de carácter integrante de várias outras lecionadas anteriormente. Por isso, espera-se que o estudante no final do semestre conheça o modo de operação de vários tipos de reatores biológicos e que consiga aplicar conhecimentos de fenómenos de transferência, bem como de bioprocessos (balanços de massa e energia). Para além disso, também é esperado que o estudante aprenda algumas noções básicas de dimensionamento de sistemas de agitação em caldos fermentativos e adquira conhecimentos relativamente aos fenómenos subjacentes à mistura e agitação de caldos fermentativos, bem como a sua esterilização.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta UC visa a abordagem dos conceitos necessários para o projecto e dimensionamento de reactores biológicos.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não
Programa
Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.
Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.
Cap 3: Modos de operação: continuo; descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.
Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.
Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.
Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.
Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.
Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.
Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.
Bibliografia Obrigatória
M. Manuela da Fonseca e José A. Teixeira; Reactores Biológicos , Lidel, 2007. ISBN: ISBN-10:972-757-366-5
P. Doran; Bioprocess Engineering Principles, Acad. Press, 1995
Bibliografia Complementar
N. Lima, M. Mota; Biotecnologia, Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo-participativo para a apresentação dos conteúdos abordados na UC. Os exercícios resolvidos nas aulas teórico-práticas servem para ajudar na compreensão dos conteúdos e/ou conceitos que possam ser difíceis de compreender na totalidade na aula teórica. A prática de resolução de exercícios durante o semestre permite ao estudante consolidar por etapas os conhecimentos obtidos durante as aulas da UC Para além disso, pretende-se ainda fomentar o espírito crítico e a reflexão, por isso as aulas são lecionadas na forma de conversa com os estudantes.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia > Nano-dispositivos
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
5,00 |
| Teste |
75,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
66,00 |
| Frequência das aulas |
67,50 |
| Trabalho de investigação |
5,00 |
| Trabalho escrito |
10,00 |
| Total: |
148,50 |
Obtenção de frequência
1ª Frequência: 20% da nota final (sem nota mínima)
2ª Frequência: 55% da nota final (sem nota mínima)
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: 20%x 1ª frequência + 55%x 2ª frequência + 20% Trabalho + 5% Avaliaçao em contexto de aula
Avaliação 1ª/2ª época e época especial: 80%x Exame + 20% Trabalho OU 100%xExame
Melhoria de classificação
Exame 100%
Observações
No âmbito da avaliação contínua, o estudante poderá fazer um trabalho em grupo sobre o recurso a biorreatores para tratamento e valorização de resíduos. No final, o trabalho é apresentado via zoom com suporte de powerpoint, com posterior discussão pelos docentes. O trabalho deve ser apresentado e escrito em língua inglesa. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo.