Ética e Segurança da Informação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| BINF |
25 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
52,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes reconheçam a importância da Segurança da Informação e dos códigos de conduta ética. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
(O.1) Refletir sobre o papel da informação e da sua segurança no atual contexto social e organizacional;
(O.2) Entender a necessidade de aplicar códigos de conduta às diferentes atividades das organizações;
(O.3) Elaborar Políticas de Segurança da Informação e Códigos de Ética e de Conduta enquadradas na estratégia da organização;
(O.4) Conhecer e utilizar os normativos nacionais e internacionais sobre segurança da informação e ética para suportar, atendendo à legislação aplicável, a implementação e utilização de Códigos de Ética e de Conduta e de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação.
Resultados de aprendizagem e competências
(OA.1) Compreender a importância estratégica dos Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações dos setores público e privado e as suas implicações no domínio da Segurança da Informação.
(OA.2) Identificar os principais riscos e ameaças do Ciberespaço e a necessidade de a Segurança da Informação encontrar respostas estruturadas para as mesmas.
(OA.3) Compreender e saber aplicar os principais conceitos subjacentes à Segurança da Informação, as suas limitações e inter-relação.
(OA.4) Compreender e os principais conceitos ligados ao risco dos ativos de informação das organizações e desenvolver capacidades de análise materializadas através de diversos elementos, tais como estratégias, arquiteturas, políticas, normas e procedimentos, etc.
(OA.5) Compreender e os principais conceitos subjacentes à Ética e Conduta pessoal e a sua importância na Sociedade da Informação e do Conhecimento e nas organizações, nomeadamente do seu sistema de valores e responsabilidade social.
(OA.6) Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre os principais documentos normativos, nacional e internacionais da Ética e da Segurança da Informação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
(CP.1) Organizações, Informação e Sistemas de Informação
(CP.2) Segurança da Informação e dos Sistemas de Informação
(CP.3) Ética e Conduta pessoal e organizacional
(CP.4) Enquadramento legal, nacional e internacional, da Ética e da Segurança da Informação
(CP.5) Enquadramento normativo da Ética e da Segurança da Informação
(CP.6) Políticas de Segurança da Informação
(CP.7) Códigos de Ética e de Conduta
Bibliografia Obrigatória
João Barbas; Slides e Apontamentos de "Ética e Segurança da Informação"
Bibliografia Complementar
LAUDON, K. C. AND J. P. LAUDON; Management information systems: managing the digital firm., Prentice-Hall, 2014. ISBN: 9780133050691
Hoyt, R.E., Bailey, N. & Yoshihashi, A. ; Health Informatics: Practical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, Iuiu.com, 2012
ALEXANDER, D., A. FINCH AND D. SUTTON ; Information security management principles, Chartered Institute for IT, 2013. ISBN: 9781780171753
ANDRESS, J. ; The basics of information security: understanding the fundamentals of InfoSec in theory and practice, Elsevier/Syngress, 2014. ISBN: 9780128007440
Floridi, Luciano; The ethics of information, Oxford University Press, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias integram:
- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação ao serviço das organizações; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais dos sistemas de informação.
- Uma aprendizagem por investigação, promovendo a pesquisa subjacente à realização de um trabalho nas áreas específicas de aprendizagem.
De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e respetiva discussão.
- A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) e a realização de um teste teórico individual (TF).
- A avaliação final por exame, em qualquer das suas épocas, compreende a realização de um exame individual e de um trabalho de investigação individual (TI).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
40,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Trabalho laboratorial |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
90,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho de investigação |
20,00 |
| Total: |
155,00 |
Obtenção de frequência
ATENÇÃO: A realização da UC está condicionada à inscrição através da plataforma moodle, independentemente da época em que a mesma se realiza ou do regime a que o(a) estudante se encontra sujeito(a).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
O acesso a avaliação contínua requer declaração do aluno na plataforma Moodle e assiduidade >= 70% das atividades curriculares.
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
- Trabalho Autónomo (i.e. Exercícios Regulares) realizados em Aula (TA)
- Trabalho de Investigação em Grupo (TG) ou Individual (TI)
- Teste teórico Final (TF)
A Classificação Final em Avaliação Contínua (CFAC) será obtida:
CFAC: 20% (TA) + 40% (TG/TI) + 40% (TF)
Existe aprovação na UC quando CFAC for igual ou superior a 9,5 valores.
O enunciado e respetivas regras do TG/TI será afixado na plataforma Moodle e as atividades de Trabalho Autónomo (TA) serão realizadas de acordo com as regras a afixar na referida plataforma, não havendo nota mínima nestas atividades.
Avaliação Final por Exame
Existem três épocas de Avaliação por Exame: Época normal, Recurso e Especial.
As regras de avaliação são iguais em todas as épocas de avaliação final.
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
- Elaboração, apresentação e discussão de um Trabalho Individual (TI)
- Realização de um Exame Teórico (E)
A Classificação Final em Avaliação Final (CF) será dada por:
CF = E*0,50 + TI*0,50
Caso as notas do Exame Teórico (E) e/ou do Trabalho Individual (TI) sejam inferiores a 9,5 valores, o/a estudante terá de realizar o correspondente elemento de avaliação na Época de Avaliação Final subsequente.
Caso o/a estudante tenha optado pela avaliação contínua e tenha obtido aproveitamento no TG, a classificação do referido trabalho transita automaticamente para a Avaliação Final.
Caso o aluno não pretenda que a classificação obtida no TG transite, deverá informar o docente por escrito da sua intenção até uma semana antes da data de realização do exame.
Época Especial
Para esta época não transita qualquer classificação obtida anteriormente.
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
- Elaboração, apresentação e discussão de um novo Trabalho Individual (TIEE)
- Realização de um Exame Teórico (EEE)
A Classificação Final em Época Especial (CFEE) será dada por:
CFEE = EEE*0,5 + TIEE*0,5
A aprovação fica condicionada à nota mínima de 9,5 valores no EEE e TIEE.
Melhoria de classificação
Para melhoria de classificação em ano letivo posterior à aprovação na UC, não transita qualquer classificação obtida anteriormente.
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
- Elaboração, apresentação e discussão de um novo Trabalho Individual (TI)
- Realização de um Exame Teórico (E)
A Classificação Final (CF) será dada por:
CF = E*0,5 + TI*0,5
A aprovação fica condicionada à nota mínima de 9,5 valores em E e TI.