Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estruturas |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEC |
14 |
Plano Estudos 2013 |
1 |
- |
6,5 |
60 |
175,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo principal é iniciar os alunos no estudo da Dinâmica de Estruturas. Problemas de Engenharia Sísmica são estudados com base em conhecimentos anteriores. Noções básicas de Engenharia Sismica são revistos no contexto da resposta estrutural sísmica. No final da unidade curricular os alunos adquirirão a capacidade de realizar análises sísmicas de estruturas no contexto do Eurocódigo 8.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Caracterização de um problema dinâmico. Ação dinâmica. Discretização de sistemas estruturais. Formulação das equações de movimento. Oscilador de um grau de liberdade. Sistema linear de vários graus de liberdade. Equação característica. Modos de vibração. Coordenadas modais. Método de superposição modal. Método Stodola. Método de Rayleigh simplificado. Introdução à engenharia sísmica. Noções básicas de sismologia. Definição da ação sísmica. Análise de sismicidade. Análise de risco sísmico. Zoneamento sísmico. Modelos descritivos de ações sísmicas. Efeitos locais. Análise estrutural sísmica (2D e 3D). Análise usando espectros de resposta modal. Métodos simplificados para análise sísmica. Comportamento sísmico de edifícios. Projeto estrutural resistente a terremotos. Projeto de capacidade. EUROCODE 8.
Bibliografia Obrigatória
CEN; EN 1990 – Eurocode: Basis of Structural Design.
CEN; EN 1998-1 Eurocode 8: Design of structures for earthquake resistance – Part 1 – General rules, seismic actions and rules for buildings.
C Chopra, A. K; Dynamics of Structures – Theory and applications to earthquake engineering, 3rd edition. Prentice Hall.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição geral de materiais utilizando apresentações (com animações e imagens) em Power-Point. Apresentação de exemplos práticos. Autoaprendizagem de problemas teóricos e práticos propostos. Uso de programas de computador para análise dinâmica de estruturas. As aulas serão ministradas em salas de informática onde os alunos utilizam programas de computador para resolver problemas que antes eram resolvidos manualmente. Na orientação tutórica orientada para as aulas serão discutidas as propostas de resolução de problemas, com orientação dos professores, mas visando potenciar a aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
115,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Total: |
168,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: 0.50x(Trabalho1+Trabalho2)/2+0.50xTeste
Avaliação final: 0.30x(Trabalho1+Trabalho2)/2+0.70xExame