Conservação e Reabilitação II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construção |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEC |
12 |
Plano Estudos 2013 |
1 |
- |
5,5 |
60 |
148,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No âmbito de estruturas de betão armado e em estruturas metálicas, conhecer de forma aprofundada propriedades dos materiais e respetivos mecanismos de degradação face a ações externas e internas aos materiais envolvidos.
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Resultados de aprendizagem e competências
Possuir conhecimentos básicos relativos à observação de estruturas por via de inspeção das mesmas, interpretar relatórios de inspeção que permitam identificar o quadro patológico e possíveis causas das anomalias. Conhecer de forma profunda as técnicas de reabilitação de maior relevância atual tendo em conta materiais, sistemas e métodos. Implementar o conhecimento adquirido num caso prático de um projeto de reabilitação de uma estrutura de betão armado e/ou metálica, identificando os problemas associados e numa análise crítica considerando as várias hipóteses e/ou combinação destas para a reparação destas. Introdução à manutenção estrutural.
Modo de trabalho
À distância
Programa
Capítulo 1 - Histórico da construção em betão armado
Capítulo 2 - Avaliação do estado e do desempenho das construções
Capítulo 3 - Técnicas de inspeção e diagnóstico
Capítulo 4- Quadro patológico: Anomalias e causas
Capítulo 5 - Análise da informação reunida sobre uma construção e definição de projeto
Capítulo 6 - Técnicas de reabilitação e reforço.
Capítulo 7 - Estruturas metálicas. Construção em ferro/aço. Avaliação do estado. Técnicas de inspeção. Anomalias e causas. Técnicas de reabilitação (reparação) e reforço
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Bibliografia Obrigatória
Coias, Vítor; Inspeções e Ensaios na Reabilitação de edifícios, IST Press, Lisboa 2006.
Bibliografia Complementar
FREITAS, V. P; SOUSA M.; Reabilitação de edifícios – Do diagnóstico à conclusão da obra. , 3.º Encore – Encontro sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios. LNEC, Lisboa, Portugal, 2003
LNEC; Conservação e reabilitação de edifícios recentes. Cadernos de edifícios CAD 5, LNEC, 2010 (1ª edição).
AGUIAR, José; CABRITA, Reis; APPLETON, João, LNEC, 2011; Guião de apoio à reabilitação de edifícios habitacionais. (2 vols). NS 78. Lisboa, LNEC 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se no método expositivo, com recurso a meios audiovisuais para os conteúdos teóricos, complementado com a análise de casos práticos relacionados com a patologia construtiva, com as tecnologias, com o projeto e com a execução de obras de manutenção e reabilitação. Discussão de casos práticos. Será elaborado, pelo docente, um guião com orientações específicas para o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Ao longo do semestre, estes serão acompanhados pelo docente no sentido de esclarecer dúvidas e fomentar a análise crítica, desenvolvendo assim a autonomia técnica. Realização de visitas de estudo a obras de manutenção ou reabilitação. Promoção de seminários técnicos. Nas atividades de e-learning serão estimuladas a pesquisa, a análise e o comentário de temas relacionados com os conteúdos programáticos
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia do betão
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
71,50 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
32,00 |
Total: |
148,50 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação no regime online é identica à que se efetuaria no regime presencial. Para mitigar a fraude, os dois testes online com peso de 70% serão gerados na plataforma moodle com a opção perguntas aleatórias com base num banco de dados com cerca de 100 perguntas, de forma a que cada aluno tenha um teste diferente. Os outros 30% serão complementados com dois trabalhos de grupo de 2/3 elementos.
Avaliação contínua:
NF = 35% T1 + 35% T2 + 10% trabalho 1 (elearning)+ 20% Trabalho2 (elearning)
Exame ( todas as épocas):
NF = 100% Exame
Nota de aprovação em ambos os métodos de avaliação 9.5 valores
Observações
Devido à situação epidemológica Sars-Cov2 as aulas serão lecionadas online com recurso à plataforma Zoom