| Código: | MCRE002 | Sigla: | CSIT | 
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica | 
| OFICIAL | Conservação e Reabilitação | 
| Ativa? | Sim | 
| Página Web: | https://moodle.ips.pt/2122/course/view.php?id=1594 | 
| Unidade Responsável: | Construção e Reabilitação | 
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado | 
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCRE | 13 | Plano Estudos 2019 - MCRE | 1 | - | 6 | 52,5 | 162 | 
| Docente | Responsabilidade | 
|---|---|
| Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas | Responsável | 
| Ensino Teórico: | 1,00 | 
| Ensino Teórico-Prático: | 2,00 | 
| E-Learning: | 0,50 | 
| Tipo | Docente | Turmas | Horas | 
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico | Totais | 1 | 1,00 | 
| Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas | 1,00 | ||
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 | 
| Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas | 2,00 | ||
| E-Learning | Totais | 1 | 0,50 | 
| Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas | 0,50 | 
Discutir o impacte ambiental da construção, principalmente do setor dos edifícios, enumerando os principais fatores nefastos sobre o ambiente e as medidas da construção sustentável com especial ênfase para os sistemas construtivos não convencionais e para materiais, processos e sistemas inovadores.
O estudante deverá ficar habilitado a:
- Implementar práticas de inovação tecnológica em exemplos reais;
- Implementar práticas de sustentabilidade na conceção, execução, manutenção e demolição de construções.
Como competências específicas considera-se:
- Transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva a interlocutores na área da engenharia, equacionando ideias e problemas;
- Garantir a qualidade dos projetos em que se envolve, consciente dos impactos associados: tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;
- Formular soluções alternativas e/ou inovadoras;
- Elaborar propostas coerentes e consistentes.
O domínio dos conteúdos programáticos permitirá desenvolver as seguintes competências:
Capítulo 1. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade e impacte ambiental. Construção e planeamento sustentável. Ciclo de vida. Pegada ecológica. Estratégia Nacional.
Capítulo 2. Medidas de construção sustentável. Eficiência energética: conceção bioclimática e tecnologias solares passivas. Iluminação natural. Eficiência hídrica.
Capítulo 3. Desempenho energético-ambiental dos materiais. Gestão e acompanhamento ambiental. Plano de gestão ambiental.
Capítulo 4. Tecnologias e soluções construtivas não convencionais. Construção em terra e sistema Light Steel Framing.
Capítulo 5. Avaliação e certificação da sustentabilidade. Sistemas internacionais e nacionais.
Capítulo 6. Inovação tecnológica. Contexto e objetivos da inovação. Tipos de inovação: incremental, radical, disruptiva. Invenção vs Inovação. Produtos inovadores. Propriedade intelectual e direitos de autor. Patente de inovação. Requisitos para ser patenteável. Tratado de cooperação em matéria de patentes. Elaboração de uma patente.Aulas Teóricas expositivas e interativas com recurso a meios audiovisuais de abordagem dos temas; Aulas Teórico-Práticas de análise de casos práticos, discussão e debate dos conteúdos e atividades de e-learning em que se estimula o
autoconhecimento e a capacidade de comunicação. É também promovida a apresentação, por parte dos alunos, de exemplos de implementação de medidas de inovação tecnológica e/ou de sustentabilidade na construção| Designação | Peso (%) | 
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 | 
| Total: | 100,00 | 
| Designação | Tempo (Horas) | 
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 | 
| Total: | 100,00 |