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Linguagens de Programação

Código: BINF032     Sigla: LP     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 23 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo Mesquita 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico

Bibliografia Obrigatória

Sierra, Kathy, and Bert Bates.; Head first java, O'Reilly Media, 2020

Bibliografia Complementar

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java, Pearson Education Limited,, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-práticas onde serão  apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta

Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.

Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a  partir do Moodle,  para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 31,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 9,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,50
Frequência das aulas 52,50
Total: 135,00

Obtenção de frequência


Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

POR AVALIAÇÃO CONTINUA

Teste * 60 % + Projeto Laboratorial * 31 % + Avaliação labaoratiial * 9 %


POR AVALIAÇÃO FINAL

E
xame * 65 % + Projeto Laboratorial * 35 


Observação: é a aplicado um regime de excepção porque, de acordo com os objectivos de aprendizagem, o estudante deve ter uma sólida componente prática no desenvolvimento de projectos orientados a objetos.

Melhoria de classificação

Em época de recurso será possivel melhorar a classificação.
Em melhoria de classificação será proposto sempre um novo projeto.
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