Informática e Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática e Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
41 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
45 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: formar uma base sólida nos conceitos abstratos de programação, que permita aos alunos a adaptação a novas linguagens de programação; Efetuar uma introdução à programação em Visual Basic, aplicando os conceitos abstratos a uma linguagem de programação específica; Dominar os conceitos de utilização de uma folha de cálculo; Deter os conceitos de programação VBA - Visual Basic for Applications.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Cap. 1 - 4 sem.
Formatação de células, referências, gráficos, funções pré-definidas. VBA: construção de funções e macros.
Cap. 2 - 4 sem.
Técnicas de programação: Abordagem Top-Down, constantes, variáveis, expressões e funções.
Cap. 3 - 1.5 sem.
Pseudocódigo: Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, comandos de entrada e de saída, estruturas básicas (sequencial, condicional e repetição).
Cap. 4 - 1.5 sem.
Fluxograma vs pseudocódigo: Simbologia, estrutura, declaração de variáveis, atribuição de valores, entradas e saídas, estruturas básicas. Variáveis compostas, módulos.
Cap. 5 - 3 sem.
Visual Basic - analogia com pseudocódigo e fluxograma. Programação orientada para objetos e programação dirigida por eventos, código e fundamentos do VB – variáveis, matrizes, constantes, atribuição, controlo de fluxo, instruções de repetição. Objetos de trabalho. Correção de erros de código: erros de sintaxe e semânticos.
Cap. 6 - 1 sem.
Revisões
Bibliografia Obrigatória
Buyens, Jim; Aprender + Programação, McGraw-Hill
Curtis, F; Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, com suporte de ferramentas informáticas. Os conceitos teóricos serão sempre interligados com explicações práticas e os estudantes serão convidados a realizar exercícios práticos sobre cada matéria.
Serão realizados exercícios regulares durante as aulas a serem contabilizados na avaliação contínua, e que permitirão a consolidação das aprendizagens.
A avaliação contínua será complementada com um teste escrito.
A avaliação final compreende um exame e uma componente de resolução prática de exercícios.
Software
Microsoft Excel
VBA
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Teste |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Por avaliação contínua
- 40% ER+60%teste, onde ER corresponde a exercícios regulares realizados durante as aulas (4 ER de peso 10% cada)
Por avaliação final
- 40% T + 60% Exame, onde T corresponde a trabalhos. Estes trabalhos podem ser substituídos pelas notas obtidas nos correspondentes ER.
Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas informáticas e na construção de pequenas rotinas de programação.