Refinaria
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
6 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
5,5 |
75 |
148,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Durante as apresentações das aulas teóricas os termos técnicos são também leccionados em inglês. Para além disso, os alunos têm de fazer uma apresentação escrita em inglês e efectuar a sua apresentação oral para toda a turma em inglês.
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular consiste em que os estudantes adquiram competências no que respeita aos processos e operações mais importantes na refinação, entendendo a evolução dos processos em questão ao longo das décadas o que lhes permitirá ter visão mais rigorosa sobre o futuro desta indústria.
Os estudantes deverão reconhecer quais os diversos processos mais indicados para a refinação e tratamentos das diferentes matérias-primas, bem como quais os processos necessários para a obtenção dos produtos finais requeridos e melhoria dos mesmos. Destes destacam-se os processos de conversão (Decomposição, síntese, alteração e rearranjo), bem como os processos de fraccionamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Não se aplica
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução
- Processos de Fraccionamento e Pré-tratamentos
- Processos de Conversão: Decomposição - Cracking Térmico; Cracking Catalítico; Hidrocracking; Produção de Hidrogénio
- Processos de Conversão: Unificação – Dessulfurização; Alquilação; Polimerização
- Processos de Conversão: Alteração ou rearranjo -Reforming; Isomerização
- Processos de Tratamento: tratamento com aminas; Secagem; Hidrodessufurização; Hidrotratamentos; tratamentos por solventes
- Outros processos numa refinaria
Bibliografia Obrigatória
Robert A. Meyer; Handbook of Petroleum Refinning Process , McGraw Hill, 2004
H.K. Abdel-Aal, Nohamed Aggour, M.A. Fahim; Petroleum and Gas Field Process, Marcel Decker, 2003
Bibliografia Complementar
Robert E. Maples; Petroleum Refinery Process Economics , PennWell Corp., 2000
Ozrem Ocic; Oil Refineries in the 21st century, Jphn Willey, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta é uma unidade curricular essencialmente teórica e nas aulas os conteúdos são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais. Nas aulas TP os estudantes analisam problemas práticos reais que podem ocorrer durante estes processos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes efectuarem trabalhos/projectos de pequena dimensão, na qual têm de recolher informação bibliográfica.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia química
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Estudo autónomo |
53,50 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
148,50 |
Obtenção de frequência
Não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Avaliação contínua:
NF=(T1*0.45+T2*0.45)+TI*0.1
b) Avaliação por exame será a nota do exame
No que se refere à avaliação dos testes e exames, caso tenham de realizar-se à distância, será feita por teste individual Online (moodle), com obrigatoriedade de câmara ligada. Caso esta não esteja ligada ou por outra razão que seja considerada pertinente poderá realizar-se uma discussão oral de defesa da nota em teste/exame. Essa discussão permitirá manter a avaliação ou reprovar. A avaliação oral será sempre no âmbito das respostas dadas e do teste/exame realizado.
Em caso de fraude comprovada será feita participação à Escola/IPS para que estas tomem as medidas que acharem mais adequadas.
Observações
A avaliação aqui indicada é diferente da apresentada na submissão da A3ES, já que o peso do trabalho passou a ser de 10%, em vez de 20%. Isto deve-se ao facto de não ser permitido colocar avaliação mínima nos testes.