Linguagens de Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
21 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico
Bibliografia Obrigatória
Sierra, Kathy, and Bert Bates.; Head first java, O'Reilly Media, 2020
Bibliografia Complementar
David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java, Pearson Education Limited,, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas-práticas onde serão apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta
Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.
Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a partir do Moodle, para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
41,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
POR AVALIAÇÃO CONTINUA
Teste * 40 % + Projeto Laboratorial * 30% + 1 Avaliação laboratorial * 15% + 2 Avaliação laboratorial * 15%
Por Exame
Exame * 60 % + Projeto Laboratorial * 40 %
Observação: Os alunos que optarem pelo exame terão que realizar um projecto laboratorial que será uma extensão do projecto apresentado na avaliação continua.
Melhoria de classificação
Em época de recurso será possivel melhorar a classificação.
Em melhoria de classificação será proposto sempre um novo projeto.