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Linguagens de Programação

Código: BINF032     Sigla: LP     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 21 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo Mesquita 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico

Bibliografia Obrigatória

Sierra, Kathy, and Bert Bates.; Head first java, O'Reilly Media, 2020

Bibliografia Complementar

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java, Pearson Education Limited,, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-práticas onde serão  apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta

Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.

Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a  partir do Moodle,  para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 41,00
Elaboração de projeto 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

POR AVALIAÇÃO CONTINUA

Teste * 40 % + Projeto Laboratorial * 30% + 1 Avaliação laboratorial * 15% + 2 Avaliação laboratorial  * 15%


Por Exame

E
xame * 60 % + Projeto Laboratorial * 40 %


Observação:  Os alunos que optarem pelo  exame terão que realizar   um projecto laboratorial que será uma extensão do projecto apresentado na avaliação continua.

Melhoria de classificação

Em época de recurso será possivel melhorar a classificação.
Em melhoria de classificação será proposto sempre um novo projeto.
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