Bioética e Segurança da Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
26 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
52,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Bioética
(OA.1) Compreender a abordagem bioética e a relevância da relação ciência, ética e sociedade.
(OA.2) Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem ética.
(OA.3) Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas
Segurança da Informação
(OA.4) Identificar os principais riscos e ameaças do Ciberespaço e a necessidade de a Segurança da Informação encontrar respostas estruturadas para as mesmas.
(OA.5) Compreender e saber aplicar os principais conceitos subjacentes à Segurança da Informação, as suas limitações e inter-relação.
(OA.6) Compreender e os principais conceitos ligados ao risco dos ativos de informação das organizações e desenvolver capacidades de análise materializadas através de diversos elementos, tais como estratégias, arquiteturas, políticas, normas e procedimentos, etc.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Bioética
(CP.1) Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana,
(CP.2) Fundamentos da bioética: princípios, teorias e modelos argumentativos
(CP.3) Desenvolvimentos das biotecnologias e a institucionalização da bioética.
(CP.4) Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais.
(CP.5) Questões éticas na bioinformática - convergências , conduta e casos.
Segurança da Informação
(CP.6) Fundamentos da Segurança da Informação e dos Sistemas de Informação
(CP.7) Enquadramento legal e normativo da Segurança da Informação.
(CP.8) Riscos e ameaças do Ciberespaço.
(CP.9) Avaliação e Gestão do Risco da Segurança da Informação
(CP.10) Políticas de Segurança da Informação
Bibliografia Obrigatória
João Barbas; Slides e Apontamentos de "Ética e Segurança da Informação"
Bibliografia Complementar
ANDRESS, J. ; The basics of information security: understanding the fundamentals of InfoSec in theory and practice, Elsevier/Syngress, 2014. ISBN: 9780128007440
Afify, H.; A Literature Survey on Biosafety and Bioethics: Necessary Regulations in Bioinformatics, IJARCSSE, 2015. ISBN: 2277 128X
ALEXANDER, D., A. FINCH AND D. SUTTON ; Information security management principles, Chartered Institute for IT, 2013. ISBN: 9781780171753
Hoyt, R.E., Bailey, N. & Yoshihashi, A. ; Health Informatics: Practical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, Iuiu.com, 2012
Maria do Céu Patrão Neves (coord.); Ética: dos Fundamentos às Práticas, Almedina, 2017. ISBN: 9789724418988
Robert M. Veatch; The Basics of Bioethics, Routledge, 2016. ISBN: 9781138580084
Soraj Hongladarom; Ethics of Bioinformatics: A Convergence between Bioethics and Computer Ethics, Asian Biotechnology and Development Review, 2006 (Vol. 9 No. 1, pp 37-44)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino utilizadas:(M1) Método Expositivo.
(M2) Método Interrogativo através do estudo de casos e/ou resposta a questionários relativos aos mesmos ou aos conceitos expostos nas aulas, documentos nacionais e internacionais nas matérias em análise, podendo incluir comentários de filmes ou documentários.
(M3) Método Ativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais.
Metodologias de Avaliação•
Avaliação contínua
A avaliação contínua compreende a realização de atividades autónomas em sala (TA), a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) e a realização de um teste final individual (T).
• Avaliação final
A avaliação final compreende a realização de um Trabalho Individual (TI) e a realização de exame individual (E).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação Contínua (Assiduidade como condição de acesso a avaliação contínua): 50%
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação:
- Trabalho Autónomo (i.e. Exercícios Regulares em contexto de sala de aula - TA)
- Trabalho de Grupo (TG)
- Trabalho Individual (TI)
- Teste (T)
- Exame (E).
Avaliação Contínua: 20% (TA) + 40% (TG) + 40% (T)
Nota mínima do Teste (T): 8 valores
Avaliação Final: 50% (TI) + 50% (E)
Nota mínima do Exame (E): 8 valores
UC em regime de exceção - avaliação 100% por exame não aplicável
Melhoria de classificação
No caso de melhoria de classificação em Avaliação Final, será considerada a nota do Trabalho de Grupo (TG) obtida em Avaliação Contínua. Opcionalmente, o aluno poderá optar por realizar um Trabalho Individual (TI).