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Análise de Estruturas Isostáticas

Código: CVD007     Sigla: AEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Mecânica e Estruturas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVD 15 Plano Estudos 2019 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos Vinagre Nascimento dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
João Carlos Vinagre Nascimento dos Santos 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
João Carlos Vinagre Nascimento dos Santos 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deverá adquirir competências que o capacitem para a resolução de problemas envolvendo o equilíbrio de estruturas isostáticas, no plano e no espaço, sendo capaz de proceder à análise da sua estatia, determinar reações de apoio e traçar diagramas de esforços. O estudante deverá ser capaz de aplicar o Princípio dos Trabalhos Virtuais a estruturas isostáticas bem como proceder ao traçado de linhas de influência.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir competências básicas relativas à análise de estruturas isostáticas (estatia, equilíbrio, reações, esforços) indispensáveis numa formação de engenharia civil.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de mecânica: forças, momentos, equilíbrio.

Programa

1 - ESTATIA DE ESTRUTURAS (2,5 semanas)
O projeto de estruturas. Conceitos fundamentais em análise de estruturas. Principais modelos de análise estrutural.
Estatia exterior. Ligações mal distribuídas. Estatia interior.

2 - EQUILÍBRIO DE ESTRUTURAS NO PLANO E NO ESPAÇO (4 semanas).
Forças interiores. Terceira lei de Newton. Análise de treliças. Diagramas de corpo livre. Equações de equilíbrio. Simplificações de simetria e antissimetria.

3 - DIAGRAMAS ESFORÇOS INTERNOS EM PEÇAS LINEARES (4 semanas)
Peças lineares. Forças interiores em peças lineares: esforço normal; esforço transverso; momento fletor. Traçado de diagramas de esforços. Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.

4 - PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS (2.5 semanas)
Trabalho virtual e deslocamento virtual. Princípio dos trabalhos virtuais e sua aplicação a estruturas isostáticas.

5 - LINHAS DE INFLUÊNCIA (2 semanas)
Cargas móveis. Linhas de influência de reações de apoio e de esforços internos.

Bibliografia Obrigatória

Beer; Johnston; Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática, McGraw Hill, 2019
Pedro Neto; Análise da estatia de uma estrutura, 2007
João Vinagre; Folhas de Análise de Estruturas Isostáticas, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São realizados dois trabalhos laboratoriais (treliça e momento fletor), com o objetivo de consolidar as competências na área.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua com assiduidade obrigatória mínima de 80%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua (AC)

NF = Exercícios regulares (80%) + Trabalhos Moodle (15%) e Trabalho de Grupo de Laboratório (5%)

Nota mínima da média dos 4 exercícios regulares: 8,0 val.
 

Avaliação por Exame (E)

NF = Exame (100%)

Nota mínima de exame: 9,5 val.

Classificações superiores a 16,0 requerem a submissão a prova oral.

Observações

Os tópicos são apresentados previamente (em documentos e em filmes), sendo dado destaque aos aspetos mais relavantes nas aulas, seguindo-se a resolução, pelos estudantes, de casos práticos.
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