Geologia do Petróleo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geotecnia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
38 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
4 |
52,5 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender princípios básicos de geologia no sistema petrolífero.
- Compreender o processo que leva à geração de petróleo e à formação de um campo petrolífero explorável.
- Dotar os estudantes com conhecimentos básicos sobre métodos de exploração de petróleo.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História da exploração do petróleo.
- O sistema petrolífero. Origem orgânica versus origem inorgânica do Petróleo. O ciclo do carbono.
- Formação do depósito de petróleo deste a fonte à armadilha. Características da rocha mãe. Produtividade e preservação da matéria orgânica.
- Ambiente geológico sedimentar. Temperatura no interior da Terra. Tipos de pressão. Águas subterrâneas.
- Migração primária e a expulsão dos hidrocarbonetos. Migração secundaria.
- O reservatório: porosidade e permeabilidade. Efeitos da diagénese na qualidade do reservatório. Reservatórios carbonatados e fracturados.
- Cartografia Geológica. Interpretação de cartas geológicas. Cortes geológicos.
- Aplicação dos “Logs” na análise sedimentar de fácies. “Logs” de poço.
- Nomenclatura das armadilhas. Distribuição do petróleo na armadilha. Selos/vedantes e rochas de cobertura. Tipos de armadilha: estruturais, estratigráficas, mistas e hidrodinâmicas.
- Métodos de prospeção e exploração. Sísmica de reflexão e outros métodos geofísicos.
Bibliografia Obrigatória
R. Selley; Elements of Petroleum Geology, Academic Press, 1997
Knut Bjørlykke; Petroleum Geoscience: From Sedimentary Environments to Rock Physics, Springer, 2010
Gomes, J S & Alves, F B ; O universo da industria petrolífera – da pesquisa à refinação, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O carácter teórico-prático da unidade curricular implica a alternância entre aulas teóricas e práticas. As aulas de carácter teórico são do tipo expositivo, recorrendo-se a diapositivos, ou a ferramentas informáticas para ilustrar as diversas matérias. As aulas práticas variam de acordo com os temas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho escrito |
2,50 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF = 80% (2 testes com peso de 40%) + 15% (2 trabalhos com apresentação) + 5% (trabalho escrito)
Avaliação por Exame:
NF = 100 % Exame (nota mínima de 9.5, em 20 valores)