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Ciência, Tecnologia e Degradação dos Materiais

Código: MCRE135     Sigla: CTDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Conservação e Reabilitação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCRE 1 Plano Estudos 2019 - MCRE 1 - 6,5 67,5 175,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Nadir Gonilho Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
E-Learning: 0,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: português

Objetivos

Fornecer conhecimentos técnico-científicos no domínio dos materiais de construção, designadamente pedra natural, cimento e adições, argamassas, betão, cerâmicos, madeiras, metais, polímeros, materiais compósitos e novos materiais de construção, através da análise de matérias-primas, técnicas de processamento, propriedades e sua avaliação, mecanismos de deterioração, aplicações e normalização em vigor. Especial atenção será dada aos materiais utilizados nas operações de conservação e reabilitação e compatibilidade entre materiais. Dotar os alunos de conhecimentos e competências relacionadas com a atividade experimental/laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Ciência e Engenharia de Materiais: Classificação. Diagrama de fases. Propriedades.
2. Materiais metálicos: Ferrosos e Não ferrosos. Anomalias: Corrosão; Prevenção e Proteção.
3. Materiais poliméricos: Monómero e polímero; Polimerização; Classificação; Grau de cristalinidade. Efeito da temperatura e propriedades. Anomalias: Classificação e tipo de degradação. Durabilidade.
4. Materiais compósitos: Definição; Classificação. Compósitos de matriz polimérica. Anomalias dos materiais compósitos.
5. Argamassas: Cal aérea, pozolanas, cal hidráulica e cimento. Composição e Propriedades. Anomalias em argamassas.
6. Betão: Prescrição. Aptidão mistura ligante. Composição e Propriedades. Anomalias em betão.
7. Madeira: Estrutura e Propriedades. Patologia da madeira. Degradação da madeira. Conservação e proteção.
8. Pedra Natural: Rocha no maciço versus pedra no edificado. Caracterização. Patologia. Conservação.
9. Cerâmicos: Matérias-primas, propriedades. Patologia dos materiais cerâmicos.

Bibliografia Obrigatória

Michael F. Ashby & David R. H. Jones; Engineering Materials 2: An Introduction to Microstructures, Processing and Design, Elsevier, 2006. ISBN: 978-0-7506-6381-6
Ana Bras & F. M. A. Henriques; Natural hydraulic lime based grouts - The selection of grout injection parameters for masonry consolidation. Construction and Building Materials, 26(1), 135-144., Construction and Building Materiais, Elsevier, 2012. ISBN: https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2011.05.012
Higgins, D.D.; Diagnosing the cause of defect or deterioration in concrete structures. British Standards Current Practice Sheet nº69, 33 pp, 1981
HENRIQUES, Fernando; RODRIGUES, J. Delgado; AIRES-BARROS, Luís; PROENÇA, Nuno; Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e degradação., LNEC (ITPRC 2), 2004
SL Chawla; Materials selection for corrosion control, ASM International, 1993. ISBN: 0-87170-474-9
Ronald A. McCauley; Corrosion of Ceramic and Composite Materials, Second Edition, CRC Press, 2004. ISBN: 0-8247-9448-6
Vários; Degradable Polymers Principles and Applications, G. Scott & D. Gilead, Springer Netherlands, 1995. ISBN: 978-94-011-0571-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas TP os conceitos fundamentais serão lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, e alguns problemas ilustrativos desses conceitos serão discutidos. Nas aulas com carácter mais prático, os estudantes resolverão individualmente exercícios propostos pelo docente. Parte das atividades letivas serão lecionadas em aulas de laboratório onde os alunos participam, em grupo, procurando-se que estes, ao aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolvem competências laboratoriais.

A metodologia de ensino/aprendizagem compreende a realização, no caso da avaliação contínua, participação presencial (10%) de 1 prova escrita individual (1x50%), 2 trabalhos laboratoriais de grupo (1x10% + 1x30%).


No caso das 1ª e 2ª épocas de avaliação, a metodologia de ensino/aprendizagem compreende a realização de um exame (60%), 2 trabalho laboratoriais de grupo (1x10% + 1x30%).


 


 


 


 


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,50
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 175,50

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua: 10% Participação Presencial + 50% T + 10% TLG1 + 30% TLG2

Avaliação épocas 1ª/2ª/Especial: 60% E + 10% TLG1 + 30% TLG2

As classificações finais propostas para notas superiores a 16 valores estão sujeitas a prova oral. Caso o aluno/a decida não realizar prova oral, a sua classificação final será de 16 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

100% Exame

Melhoria de classificação

De acordo com regulamento próprio
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