Biologia Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
65 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham a capacidade de:
a) Compreender os princípios da classificação e a diversidade de organismos vivos.
b) Detalhar aspectos estruturais e funcionais de biologia celular.
c) Distinguir os princípios básicos do metabolismo das células vegetais e animais.
d) Compreender os fundamentos do controlo da divisão celular.
e) Entender os fundamentos da hereditariedade.
f) Dominar técnicas de microscopia óptica e da citoquímica.
Resultados de aprendizagem e competências
.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica
1. Teoria Celular e conceito de Ser Vivo.
2. Organização da célula eucariótica.
3. Organitos particulares.
4. Principais tipos de plastos e respectivas funções
5. Sistema endomembranar: relações morfofuncionais entre retículo endoplasmático, complexo de Golgi elisossomas.
6. O citoesqueleto
7. Núcleo, Regulação do Ciclo Celular e Apoptose
8. Células Humanas Especializadas: Fibra muscular, neurónio, gâmetas
Componente Prática
1.Observação microscópica de diferentes estruturas e fenómenos
1.1.Células procariotas e eucariotas, plastos: Cloroplastos de reserva, Movimentos brownianos
1.2.Fenómenos de Transporte membranar
1.3.Paredes celulares vegetais e técnicas de marcação1.4.Cromossomas e mitose
2. Extracção, separação e quantificação de pigmentos fotossintéticos
3. Culturas celulares in vitro
Bibliografia Obrigatória
Alberts, B. , Johnson, A. , Lewis, J. , Raff, M. , Roberts, K. , and Walker, P; Molecular Biology of the Cell
Becker, W. , Kleinsmith, L. e Hardin, J; The world of the cell
De Robertis, E.D.P. and De Robertis, E.M.F; Cell and Molecular Biology
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino assentam no método expositivo-participativo, na componente teórica, com recursos a meios audiovisuais e a momentos de discussão em turma.A componente prática é de carácter laboratorial, assentando no recurso ao método experimental.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínuas:
0,35 x Teste 1 + 0,35 Teste 2 + 0,20 Trabalho 1 + 0,10 Trabalho 2
1ª/2ª Época
0,7 x Teste 1 + 0,20 Trabalho 1 + 0,10 trabalho 2
ou
100% Exame
Época Especial
100% Exame