Processos de Separação IB
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
59 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
4,5 |
52,5 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A UC de Processos de Separação IB tem como objetivos apresentar operações unitárias de separação/purificação das indústrias biológicas e afins, fornecendo aos estudantes os conhecimentos para a análise e projeto/dimensionamento de equipamentos.
Competências dos estudantes:
- Identificar os princípios dos processos de separação.
- Escolher os processos mais adequados para uma separação.
- Dimensionar equipamentos e avaliar a influência das condições operatórias na separação.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução: Etapas de um processo de separação.
2. Movimento de fluidos através de leitos porosos: Eq. de Darcy, Kozeny e Ergun.
3. Fluidização: Velocidade mínima de fluidização.
4. Operações de Separação Sólido-Líquido (sólidos em suspensão):
(i) Filtração a caudal e a pressão constante. Dimensionamento de filtros.
(ii) Sedimentação gravítica. Velocidade de Sedimentação; Lei de Stokes; Dimensionamento de Sedimentadores;
(iii) Centrifugação. Lei de Stokes aplicada, Área equivalente de sedimentação; Tipos de centrífugas. Equações de dimensionamento de centrífugas.
5. Extração por solventes: Extração por solventes orgânicos ou fluidos supercríticos.
6. Precipitação de Proteínas: Métodos - Adição de sais, Controlo de pH no Ponto Isoelétrico, Adição de Polímeros não Iónicos, Adição de Solventes, Adição de Polieletrólitos e de iões metálicos.
7. Rotura Celular: Métodos de Rotura - Métodos Físicos, Químicos, Enzimáticos e Choque Osmótico.
8. Concentração de produto: Secagem e Liofilização.Bibliografia Obrigatória
Coulson, J.M., Richardson, J.F.; Chemical Engineering, Pergamon Press, 1985
Ladisch, M.R.; Bioseparations Engineering: Principles, Practice, and Economics, John Wiley & Sons, 2001
Seader, J.D., Henley, E.J.; Separation Processes Principles, John Wiley & Sons, 1998
Betler, P.A., Cussler, A.L., Hu, W.-S. ; Bioseparations: Downstream Processing for Biotechnology, John Wiley & Sons, 1988
Bibliografia Complementar
Goldberg, E.; Handbook of Downstream Processing, Springer Netherlands, 1997
Harrison, R., Todd, P., Rudge, S., Petrides, D.; Bioseparations Science and Engineering, Oxford University Press, 2003
Doran, P.; Bioprocess Engineering Principles, Academic Press, 2003
Forciniti, D.; Industrial Bioseparations: Principles and Practice, Wiley-Blackwell, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será apresentada matéria teórica promovendo o envolvimento e a participação de todos os estudantes, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta na plataforma Moodle sobre as matérias lecionadas. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas que permitam a consolidação das temáticas lecionadas. Em qualquer ocasião os estudantes podem contactar o docente através da mesma plataforma.
A avaliação consiste em 20% para a apresentação/discussão de um trabalho científico e 80% para dois testes ou para o exame.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Sem regime de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Trabalho (Peso da apresentação/discussão oral = 50%).
Nota: não há notas mínimas. No entanto,
a média ponderada dos dois testes tem de ser igual ou superior a 9,5 valores em regime de avaliação contínua.Avaliação em 1.ª e 2.ª época de exames, exame de época especial e exame intercalar:
100% Exame ou 8
0% Exame + 20% Trabalho (Peso da apresentação/discussão oral = 50%).
Nota: Em exame, a nota mínima tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
- O Trabalho é um seminário apresentado oralmente em grupo, acerca de um tema relacionado com uma das operações unitárias ensinadas na unidade curricular. De acordo com a metodologia Practice-Based Research, o tema escolhido está diretamente relacionado com uma visita de estudo a uma indústria ou laboratório, onde o grupo entra em contacto com equipamento(s) específico(s) relacionado(s) com a operação unitária selecionada. Caso não seja possível efetivar as visitas de estudo, o Trabalho será realizado com base num artigo científico.
- Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na apresentação/discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na referida apresentação (peso de 50% na classificação final do trabalho). Poderá ser atribuida classificação distinta a alunos do mesmo grupo com base no empenho demonstrado, na qualidade da apresentação oral e do domínio do tema.
- O Trabalho é obrigatório como condição de avaliação contínua.
Observações
No ano letivo 2019/2020 a unidade curricular é lecionada à distância.