Código: | BIOT156 | Sigla: | Lab IVB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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BIOT | 41 | Plano Estudos 2015 | 2 | - | 5 | 60 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
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Carla Manuela Amarelo dos Santos | Responsável |
Ensino Prático e Laboratorial: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 3 | 9,00 |
Carla Manuela Amarelo dos Santos | 6,00 | ||
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro | 3,00 |
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.
Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:
- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.
- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.
- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.
- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.
- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.
- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
A unidade curricular de Laboratório IVB é constituída por um conjunto de trabalhos laboratoriais que consistem na aplicação de conhecimentos a adquirir nas unidades curriculares de Processos de Separação IB, Fenómenos de Transferência II e Biologia Molecular e Celular.
Realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, no procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Na semana seguinte, os alunos apresentam os resultados, os cálculos e a discussão atualizada no caderno laboratorial.
Em regime de ensino à distância, as aulas serão realizadas por videoconferência, sempre que seja possível, explicativas do procedimento de cada trabalho prático proposto no guia ou em alternativa uma apresentação do procedimento em powerpoint comentado. As dúvidas dos alunos serão colocadas no fórum do Teams. Serão disponibilizados no Moodle apresentações com explicação das técnicas utilizadas nos trabalhos práticos propostos, fotografias do equipamento, reagentes e material do laboratório necessários à realização dos trabalhos e ainda links para vídeos do youtube demonstrativos de algumas técnicas de laboratório biotecnológico.
Do total das aulas previstas 40% das aulas deverão ser lecionadas em regime presencial, assim que as condições de Pandemia o permitam, para que os alunos treinem as técnicas básicas utilizadas em biotecnologia.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 135,00 |
Mini-Testes individuais (6) por moodle ou teams (20%); Construção de um caderno de laboratório individual (20%); Realização de 1 relatório completo (15%), 2 relatórios simples (10% cada) e um Poster (15%) técnico-cientifico em grupo a submeter no moodle com discussão ou apresentação oral por videoconferência. Desempenho nas aulas presenciais (6 aulas) em laboratório (10%), assim que as condições de desconfinamento o permitam, para que os alunos treinem as técnicas básicas utilizadas em biotecnologia.