Laboratórios VB
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
43 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com aplicações práticas dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Operação em contínuo com um digestor anaeróbio, para tratamento de uma amostra de água residual, com produção de biogás e remoção do carbono orgânico.
2. Operação em contínuo, com associação de 3 reatores contínuos e completamente agitados (CSTR).
3. Operação em contínuo recorrendo a um reator tubular de leito fixo (PFR) e um reator tubular de leito fluidizado (FBR) para a hidrólise da sacarose por ação da invertase em células de Saccharomyces bayanus imobilizadas em alginato de cálcio, a pH 4,5 e 45ºC. Esta actividade, requer uma aula para preparação (calibração das bombas; ajuste de caudais; estimativa de parâmetros experimentais (área transversal) e imobilização das células) e outra para a operação propriamente dita (efeito do caudal de solução de substrato alimentada ao reator na conversão obtida; cálculo da velocidade mínima de fluidização (FBR)).
4. Processos de separação por membranas: ultrafiltração para concentração de biomassa.
5. Cromatografia de permuta iónica (HPLC) para separação de biomoléculas numa amostra.
Bibliografia Obrigatória
vários; artigos científicos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes serão orientados para efetuarem os trabalhos experimentais, sendo incentivada a discussão por forma a promover a sua autonomia e capacidade de resolver problemas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
49,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória > 80%
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua
Classificação final= 20% Participação presencial (exercícios regulares) + 20% relatório 1 + 20% relatório 2 + 20% relatório 3 + 20% poster (apresentação oral)
É obrigatória a entrega de todos os elementos de avaliação.
A nota do trabalho pode ser diferente para cada elemento do grupo dependendo do desempenho durante a apresentação e discussão do trabalho.