Qualidade, Ambiente e Segurança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Química e Industrial |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
30 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
3 |
52,5 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Habilitar os estudantes para a implementação e gestão integrada dos sistemas da Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho.
Competências dos alunos:
Interpretar e aplicar as normas ISO de Qualidade, Segurança e Ambiente;
Aplicar procedimentos de gestão da qualidade, de gestão da segurança e de gestão ambiental;
Identificar e caracterizar os riscos ocupacionais em ambientes industriais;
Definir procedimentos para o licenciamento industrial.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução: Conceitos e Definições.
2. Gestão da Qualidade.
2.1 Implementação de um SGQ ao estudo de caso.
2.2 Técnicas e Ferramentas da Qualidade.
2.3 Controlo estatístico do Processo.
2.4 Metrologia e Calibração.
2.5 Custos da Qualidade.
3. Gestão Ambiental.
3.1 Implementação de um SGA ao estudo de caso.
3.2 Gestão de Resíduos.
3.3 Gestão de Efluentes.
3.4 Gestão de Emissões.
3.5 Gestão do Ruído Ambiental.
3.6 Legislação Ambiental/Licenciamentos.
3.7 Racionalização energética.
4. Gestão de SST.
4.1 Implementação de um SGSST.
4.2 Conceitos Básicos de Higiene no Trabalho.
4.3 Legislação, Regulamentos e Normas sobre SHST.
4.4 Avaliação e Controlo de Riscos Laborais.
5. Preparação da Implementação de um Sistema Integrado QAS: Diagnóstico, Projeto de Implementação.
6. Implementação de um Sistema Integrado QAS.
Bibliografia Obrigatória
; Normas ISO 9001, 14001, 19011, BS OHSAS 18001/NP 4397
Pires, A.M.R.; Qualidade, Edições Sílabo, Lisboa, 2007
Harrison, L.; Environmental Health and Safety Auditing Handbook, McGraw-Hill, 1994
Greeno, J.L.; The Environmental Health and Safety Auditor´s Handbook, Arthur D. Little Inc., 1989
European Union; Programa Leonardo Da Vinci, 10 Steps to an integrated management system, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino privilegiará a resolução de casos construídos sobre e a partir de casos reais.
A avaliação contínua consiste em 35% para o trabalho escrito, 55% para o teste e 10% para participação em aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
55,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
22,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
55% Teste + 35% Trabalho escrito + 10% Participação em aula.
Exame (todas as épocas):
100% Exame.
Nota mínima em exame: 9,5 valores.
O teste e o trabalho escrito são obrigatórios como condição de avaliação contínua.
A avaliação será, de preferência, efetuada presencialmente. Caso não seja possível, poderá realizar-se a distância.
No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir, a todos os estudantes com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, a realização de uma prova oral. A classificação final será a da prova oral.
Se a avaliação se realizar a distância, os estudantes terão de ligar a câmara.