Data Mining
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
15 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;
- Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.
- Compreender a importância do Data Mining nas organizações
- Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;
- Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;
- Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.
- Compreender a importância do Data Mining nas organizações
- Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;
- Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Desafios da Modelação e Análise de Dados em Bioinformática;
- Business Intelligence e infraestrutura de suporte;
- Conceitos Fundamentais do Data Mining;
- O Data Mining e a Bioinformática;
- Tendências atuais e futuras.
Bibliografia Obrigatória
Aggarwal, C. ; Data Mining: The Textbook, Springer, 2015
Dua, S. e Chowriappa, P. ; Data Mining for Bioinformatics, CRC Press, 2012
Finlay, S.; Predictive Analytics, Data Mining and Big Data (Business in the Digital Economy), Palgrave Macmillan, 2014
Han, J., Kamber, M. ; Data Mining – Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann, 2011
Kudyba, S. ; Big Data, Mining, and Analytics: Components of Strategic Decision Making, Taylor & Francis Group, LLC , 2014
Larose, D.; Data Mining and Predictive Analytics, Wiley, 2015
Provost, F. e Fawcett, T. ; Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking, O'Reilly Media, 2013
Sharda, R.; Delen, D.and Turban, E. ; Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective, Pearson, 2016
Sherman, R.; Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics, Morgan Kaufmann, 2014
Shmueli, G.; Bruce, P.; Gedeck,P. and Patel, N. ; Data Mining for Business Analytics: Concepts, Techniques and Applications in Python, Wiley, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias integram:
- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância do Business Intelligence e da infraestrutura de suporte; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais de Business Intelligence e da descoberta de conhecimento em bases de dados através da aplicação de técnicas de Data Mining.
De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e discussão do respetivo trabalho na área específica de aprendizagem.
Software
Microsoft PowerBI
Anaconda
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
120,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de dois trabalhos em grupo (TG) - 40% e a realização de dois testes teóricos individual – 60%.
Condicionado à nota minima de 08 valores.
Nas épocas de avaliação final:
A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de dois trabalhos em grupo (TG) - 40% e a realização de dois testes teóricos individual – 60%.
Classificação Final = 30% Teste 1 + 30% Teste 2 + 20% Trab. 1 + 20% Trab. 2
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.Melhoria de classificação
A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.