Código: | CVD039 | Sigla: | PCN |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática e Informática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.ips.pt/1920/course/view.php?id=3162 |
Unidade Responsável: | Secção Matemática e Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CIVD | 3 | Plano Estudos 2019 | 2 | - | 4 | 67,5 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Raquel Feliciano Barreira | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,50 |
Maria Raquel Feliciano Barreira | 2,75 |
Pretende-se que o estudante adquira competências no domínio da programação e do cálculo numérico. No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Compreender os princípios básicos de programação, que permitam ao estudante adaptar-se a novas linguagens de programação
Desenvolver raciocínio lógico
Compreender e aplicar métodos numéricos para resolver problemas matemáticos: equações não lineares, aproximação de funções por polinómios, integração
numérica e equações diferenciais ordinárias.
Implementar algoritmos obtidos a partir dos métodos numéricos abordados e aplicá-los a problemas da Engenharia Civil.
Reconhecer vantagens, desvantagens e limitações de cada método.
Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.
Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação, procurando-se estimular o interesse, o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.
As aulas de laboratório decorrerão em salas de informática e serão dedicadas à resolução de exercícios de programação que permitam ao estudante por em prática os conhecimentos adquiridos. Será introduzida uma linguagem de programação, que permita ir implementando os conceitos
Será promovido o trabalho em grupo.
Na sequência da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, aplicou-se:
- produção e disponibilização de vídeos curtos, com exposição da matéria e execução de notebooks Jupyter para demonstração da componente prática;
-estruturação do Moodle em aulas assíncronas, semanais, com disponibilização de vários materiais e indicação clara da sequência sugerida para aquisição de conhecimentos (quais os vídeos a visualizar, que apontamentos teóricos e livros de suporte a consultar) bem como indicação das tarefas a realizar, a submeter semanalmente para obtenção de feedback por parte da docente (feedback esse transmitido via Moodle até 2 dias úteis após submissão)
- as aulas síncronas foram exclusivamente dedicadas ao esclarecimento de dúvidas, tendo sido utilizada a plataforma ZOOM com apoio a whiteboard e ao notebook Jupyter.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 12,00 |
Frequência das aulas | 52,50 |
Trabalho escrito | 6,00 |
Estudo autónomo | 37,50 |
Total: | 108,00 |