Laboratórios I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
27 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da disciplina é proporcionar a aquisição de competências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:
- Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.
- Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes nolaboratório.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
-
Programa
1.Segurança num Laboratório Químico 2. Tratamento de Erros 3. Unidades de Concentração e Cálculos Estequiométricos 4. Operações unitárias em Química Laboratorial: medição de massa, medição de volume, preparação de soluções 5. Processos de Separação (filtração, decantação, extracções e destilações) 6. Técnicas de purificação de compostos (cristalização, destilações, cromatografias, etc.).
Bibliografia Obrigatória
Raymond Chang; Chemistry, Williams College, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:
1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.
A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:
relatórios completos (60%); exame prático individual 25%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 15%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória -80%
Fórmula de cálculo da classificação final
CF= 0.60 x (média aritmética dos relatórios)+ 0.25 x exame prático+0.15 desempenho no laboratório
Provas e trabalhos especiais
-
Trabalho de estágio/projeto
-
Avaliação especial (TE, DA, ...)
-
Melhoria de classificação
-
Observações
-