Química Orgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
38 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos.
Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como engenheiros químicos profissionais, na indústria química ou biotecnológica em geral, e em particular na indústria farmacêutica, agroquímica, alimentar e bioquímica, ou áreas afins, e em serviços públicos.
Resultados de aprendizagem e competências
.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução: Grupos funcionais e regras IUPAC. Conceitos básicos.
- Alcanos e cicloalcanos: Introdução. Análise conformacional. Reações.
- Estereoquímica: Quiralidade e Simetria. Especificação de configuração. Atividade ótica e Racemização.
- Halogenetos de alquilo: Introdução. Substituição nucleófila. Eliminação.
- Alcenos e alcinos: Introdução. Reações de desidratação de álcoois. Reações de hidrogenação e de adição. Dienos conjugados. Ressonância - adição. Polimerização.
- Aromáticos: Aromaticidade. Estabilidade e propriedades. Substituição eletrófila – mecanismo e substituintes.
- Compostos de carbonilo e carboxilo: a) Aldeídos e cetonas. Introdução. Reações. b) Ácidos carboxílicos. Reações. Derivados de ácidos carboxílicos e suas reações
Bibliografia Obrigatória
T. W. Graham Solomons, Craig B. Fryhle; Organic chemistry, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: ISBN 978-0-471-68496-1 (9ª ed.)
Robert C. Atkins, Francis A. Carey; Organic chemistry : students solutions manual, McGraw-Hill, 2008. ISBN: ISBN 978-0-07-304788-1 (7 th ed)
Francis A. Carey; Organic chemistry, McGraw-Hill, 2008. ISBN: ISBN 78-0-07-110225-4 (7th ed.)
R. Morrison, R. Boyd ; trad. M. Alves da Silva; Química orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. ISBN: ISBN 972-31-0513-6 (. - Trad. de: Organic Chemistry, 13 ª ed)
International Union of Pure and Applied Chemistry, Sociedade Portuguesa de Química ; trad. Ana Cristina Fernandes ...[et al.]; Guia IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos, Lidel, 2002. ISBN: ISBN 972-757-150-6
Michael B. Smith, Jerry March; March's advanced organic chemistry : reactions, mechanisms and structure, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: ISBN 978-0-471-72091-1 (6ª ed.)
Bibliografia Complementar
Graham Patrick; Instant notes: Organic chemistry, Taylor & Francis, 2005. ISBN: ISBN 1-85996-264-5 (2ª ed.)
Daniel E. Levy; Arrow pushing in organic chemistry, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: ISBN 978-0-470-17110-3
Robert B. Grossman; The art of writing reasonable organic reaction mechanisms, Springer, 2003. ISBN: ISBN 0-387-95468-6. - ISBN 0-911910-00-X
John D. Roberts, Marjorie C. Caserio; Modern organic chemistry, W. A. Benjamim, 1967
Heinz G. O. Becker...[et al.]; Organikum : química orgânica experimental, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: ISBN 972-31-0704-X (2ª ed.)
ed. U. Marcus Lindström; Organic reactions in water : principles, strategies and applications, Blackwell Publishing, 2007. ISBN: ISBN 978-1-4051-3890-1
Paul Arnaud; Curso de química orgânica, Dinalivro, 1978
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino recorre à exposição dos conteúdos programáticos da UC, nas aulas teóricas, com recurso suporte informático (slides powerpoint), que são cedido aos estudantes. Na componente prática da UC, são dadas fichas com exercícios práticos para resolução em contexto de sala de aula.
São ainda propostas atividades de apoio ao estudo e à consolidação dos conhecimentos adquiridos na forma de trabalhos, nomeadamente a elaboração de tabelas resumo.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Mecanismos de reacção e dinâmica
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Em contexto pré-COVID, a frequência das aulas (20% faltas injustificadas) era exigida como condição de acesso ao regime de avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF= 75% (Teste1 + Teste2 + Teste3)/3 + 10% Trabalho 1 + 15% Exercícios Regulares
Exame normal e recurso:
NF= 100 % Exame ou 90 % Exame + 10% Trabalho
Época Especial ou outras excepções:
NF= 100 % Exame.
Observações:
- Nota mínima 9,5 da média dos testes ou exame
Observações
No presente ano letivo, o modo de funcionamento da UC foi maioritariamente à distância, por imposição de medidas de confinamento e distanciamento social devido à pandemia do coronavírus COVID-19.
Observações para avaliação à distância: |
Aberta a possibilidade de oral de defesa de nota para todas as classificações acima de 9,5, em casos suspeitos, reconhecendo-se a inviabilidade desta opção ser generalizada por haver >100 inscritos na UC (total dos 4 cursos). |
Sobre o trabalho 1:
- O trabalho 1 consiste na preparação de uma tabela-resumo com descrição exaustiva dos principais funções orgânicas e regras de nomenclatura.
- O trabalho 1 é obrigatório extritamente no regime de avaliação contínua. Pode não ser realizado noutros regimes de avaliação por exame (1ª e 2ª época).
- O trabalho 1 é um trabalho de grupo com 3 a 5 elementos.
- Em avaliação na 1ª e 2ª época, a classificação final será a melhor das duas opções indicadas, tendo em atenção a nota mínima no exame.
- Em avaliação durante a época especial ou por exame intercalar, não é contabilizado o trabalho 1, sendo a classificação final apenas 100% Exame.