Reatores Químicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Química e Industrial |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
23 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: PortuguÊs
Objetivos
A unidade curricular de Reatores Químicos tem como objetivos a apresentação de tópicos de nível intermédio e avançado relativos aos critérios de seleção e dimensionamento dos diversos tipos de reatores ideais e reais.
Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá possuir a capacidade de identificar os parâmetros importantes nos critérios de seleção de reatores químicos e dimensionar diferentes tipos de reatores; Calcular tempos espaciais e distribuição de tempos de residência nos reatores químicos e determinação de causas para desvio ao comportamento ideal dos reatores
Resultados de aprendizagem e competências
N/A
Modo de trabalho
À distância
Programa
1.Introdução aos reatores químicos.
2.Balanço energia da transformação química. Cinética Química. Tempo de meia vida.
3.Critérios de seleção de reatores. Principais características de um reator. Reatores homogéneos, descontínuos e contínuos. Comparação dos diferentes tipos de reatores. Formulação de balanços massa e energia. Tempo de residência e tempo espacial. Dimensionamento e classificação dos agitadores.
4. Balanços massa e energia, equação característica, dimensionamento em condições isotérmicas, adiabáticas e aplicações industriais a:
a) Reatores descontínuos monofásicos em regime transiente.
b) Reatores contínuos tubulares.
c) Reatores contínuos perfeitamente agitados CSTR. Associação em série de reatores contínuos.
5. Distribuição dos tempos de residência. Causas de desvios ao comportamento ideal dos reatores função DTR para reatores PFR e CSTR em série. Modelização dos reatores com a função DTR; Modelo de segregação; Modelo de máxima mistura.
Bibliografia Obrigatória
A. M. Nunes dos Santos; Reactores Químicos, vol I, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice-Hall, 2006
M. Smith; Chemical Engineering Kinetics, McGraw-Hill,, 1981
F. Lemos, J. M. Lopes, F. Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos- Colecção Ensino da Ciência e Tecnologia, IST Press, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estes conteúdos básicos para serem apreendidos com rigor pelos estudantes, deverão ser lecionados de forma sólida e consistente, necessitando para o efeito que os conceitos básicos, sejam explanados convenientemente. Consequentemente é necessário que estes conteúdos sejam lecionados por exposição em aulas teóricas.
Ensino à Distância:
Aulas por Videoconferência (Zoom/Colibri) no horário semanal destinado à Unidade Curricular. Exposição Gravada com recurso a powerpoint dos conceitos (disponibilizado no moodle). Aplicação na sala de aula virtual, na resolução dos exercícios com apoio dum quadro branco através da ferramenta XODO (que funcionará num Tablet, em auxilio ao PC) e assim permite uma escrita mais compreensível. Aulas de dúvidas em contexto “à distância” serão asseguradas no horário de dúvidas que já se encontrava marcado, de modo a que não interfira com o horário das restantes UC . Com a opção que lhes sempre foi dada de enviarem dúvidas por emails, com foto da resolução deles, por exemplo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação continua: 2 testes com cotação de 20% cada um sem nota minima perfazendo o total de 40% da avaliiação continua. 1 teste com cotação de 60%, com nota minima de 9.5 valores na escala de 1 a 20 valores.
Exame: 100% exame
Provas e trabalhos especiais
Não aplicavel
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicavel
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Aividades do IPS
Observações
No ano letivo 2019/2020 a unidade curricular foi lecionada à distancia.