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Reatores Químicos

Código: TPD024     Sigla: RQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 23 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Raquel Alexandra Galamba Duarte 0,27
José Augusto Dâmaso Condeço 1,73
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Raquel Alexandra Galamba Duarte 0,30
José Augusto Dâmaso Condeço 1,20

Língua de trabalho

Português
Obs.: PortuguÊs

Objetivos

A unidade curricular de Reatores Químicos tem como objetivos a apresentação de tópicos de nível intermédio e avançado relativos aos critérios de seleção e dimensionamento dos diversos tipos de reatores ideais e reais.
Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá possuir a capacidade de identificar os parâmetros importantes nos critérios de seleção de reatores químicos e dimensionar diferentes tipos de reatores; Calcular tempos espaciais e distribuição de tempos de residência nos reatores químicos e determinação de causas para desvio ao comportamento ideal dos reatores

Resultados de aprendizagem e competências

N/A

Modo de trabalho

À distância

Programa

1.Introdução aos reatores químicos.
2.Balanço energia da transformação química. Cinética Química. Tempo de meia vida.
3.Critérios de seleção de reatores. Principais características de um reator. Reatores homogéneos, descontínuos e contínuos. Comparação dos diferentes tipos de reatores. Formulação de balanços massa e energia. Tempo de residência e tempo espacial. Dimensionamento e classificação dos agitadores.
4. Balanços massa e energia, equação característica, dimensionamento em condições isotérmicas, adiabáticas e aplicações industriais a:
a) Reatores descontínuos monofásicos em regime transiente.
b) Reatores contínuos tubulares.
c) Reatores contínuos perfeitamente agitados CSTR. Associação em série de reatores contínuos.
5. Distribuição dos tempos de residência. Causas de desvios ao comportamento ideal dos reatores função DTR para reatores PFR e CSTR em série. Modelização dos reatores com a função DTR; Modelo de segregação; Modelo de máxima mistura.

Bibliografia Obrigatória

A. M. Nunes dos Santos; Reactores Químicos, vol I, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice-Hall, 2006
M. Smith; Chemical Engineering Kinetics, McGraw-Hill,, 1981
F. Lemos, J. M. Lopes, F. Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos- Colecção Ensino da Ciência e Tecnologia, IST Press, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Estes conteúdos básicos para serem apreendidos com rigor pelos estudantes, deverão ser lecionados de  forma sólida e consistente, necessitando para o efeito que os conceitos básicos, sejam explanados convenientemente. Consequentemente é necessário que estes conteúdos sejam lecionados por exposição em aulas teóricas.

Ensino à Distância:
Aulas por Videoconferência (Zoom/Colibri) no horário semanal destinado à Unidade Curricular. Exposição Gravada com recurso a powerpoint dos conceitos (disponibilizado no moodle). Aplicação na sala de aula virtual, na resolução dos exercícios com apoio dum quadro branco através da ferramenta XODO (que funcionará num Tablet, em auxilio ao PC) e assim permite uma escrita mais compreensível. Aulas de dúvidas em contexto “à distância” serão asseguradas no horário de dúvidas que já se encontrava marcado, de modo a que não interfira com o horário das restantes UC . Com a opção que lhes sempre foi dada de enviarem dúvidas por emails, com foto da resolução deles, por exemplo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação continua: 2 testes com cotação de 20% cada um sem nota minima perfazendo o total de 40% da avaliiação continua. 1 teste com cotação de 60%, com nota minima de 9.5 valores na escala de 1 a 20 valores.

Exame: 100% exame

Provas e trabalhos especiais

Não aplicavel

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicavel

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Aividades do IPS

Observações

No ano letivo 2019/2020 a unidade curricular foi lecionada à distancia.
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