Análise e Tratamento Estatístico de Dados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Estatística |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
51 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
45 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta unidade curricular transmitir conceitos básicos de probabilidades e estatística de modo a que os alunos consigam aplicar e compreender técnicas estatísticas elementares para a descrição estatística uni e bivariada, cujo objectivo consiste em resumir e descrever os aspectos mais relevantes num conjunto de dados.Irão ser abordadas noções fundamentais da teoria da amostragem e de modelos probabilísticos discretos e contínuos. Inicia-se a abordagem à inferência estatística com referência à estimação pontual, à estimação por intervalos de confiança e aos teste de hipóteses.A abordagem teórica será sempre que possível acompanhada de exemplos ligados à área do CTeSP.Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Análise descritiva univariada (organização de dados em tabelas e representação gráfica; medidas de localização e dispersão) e bivariada (coeficientes de correlação e regressão linear simples);
2. Cálculo de Probabilidades: Conceitos Fundamentais. Probabilidades Condicionais. Fórmula e Teorema de Bayes Modelos probabilísticos discretos e contínuos;
3. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade mais Conhecidas (Binomial; Poisson; Normal; Qui-quadrado e t-student);
4. Estimação Pontual. Estimação Intervalar. Intervalos de confiança para a média populacional e para a proporção;5. Testes de Hipóteses.Bibliografia Obrigatória
Daniel, W.W. ; iostatistics: a Foundation for Analysis in the Health Sciences. Wiley, New York. , 2005
Gama, S.; Pedrosa, A.; . Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora., 2007
Bento, M. ; Introdução à Estatística. Escolar Editora., 2010
Oliveira, A. ; Bioestatística Descodificada, Bioestatística, Epidemiologia e Investigação (2ªedição)., Lidel. ISBN: 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, os métodos estavsticos. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações.
Nas aulas são resolvidos alguns exercícios tipo. Os alunos são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.
As metodologias de ensino que vigoraram de forma excecional durante este semestre, por causa da pandemia:
- foram disponibilizados testes de auto-diagnóstico ao longo do semestre;
- aumentou-se o tempo de esclarecimento de dúvidas;
- criou-se fichas interativas a partir do Menti;
- disponibilizou-se as resoluções das várias fichas de exercícios bem como dos vários testes online que fizeram ao longo do semestre.
Software
SPSS
EXCEL
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
25,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
45,00 |
Estudo autónomo |
59,00 |
Trabalho escrito |
4,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua on-line:
Nota Final: 35% nota Trabalho de Grupo + 20% nota 1ºTeste+ 20% nota 2º Teste+ 25% nota Oral
ou
100% Avaliação por Exame presencial
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Recursos: a plataforma base a utilizar para as aulas é o Moodle; a plataforma usada para as interações com os estudantes em via videoconferência é o Zoom. |