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Técnicas de Genética Molecular

Código: TLQB017     Sigla: TGM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Biologia e bioquímica

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 25 Plano Estudos 2015 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Sofia Guedes de Campos Justino Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Filipe Silva Nunes de Oliveira 4,00
Bárbara Filipa Agostinho Albuquerque 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC pretende-se que o estudante:
- compreenda o papel dos genes como a base molecular dos mecanismos de alteração genética e da sua importância fundamental para o estabelecimento da tecnologia do ADN recombinante;
- domine metodologias de Biologia Molecular e Engenharia Genética que são a base para análises genéticas e na investigação genética a nível molecular, nomeadamente identificação de serótipos, genótipos, etc.;
- que aplique as técnicas de ADN recombinante para clonagem em micro-organismos.

Resultados de aprendizagem e competências

.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente teórica:
1. Introdução à Engenharia Genética.
2. Tecnologia de ADN Recombinante, papel das enzimas de restrição e vetores.
3. Métodos de visualização e quantificação de ácidos nucleicos: eletroforese em gel de agarose, Southern e Northern Blot.
4. Clonagem de genes.
5. Sistemas de expressão.
6. Bibliotecas de ADN.
7. Amplificação de ácidos nucleicos por PCR (técnicas qualitativas e quantitativas: qPCR, RT-PCR, Real Time-PCR).
8. Métodos de sequenciação
9. Terapia génica

Componente de Aplicação Laboratorial:
1. Extração de ácidos nucleicos (ADN genómico, ADN plasmídico e ARN)
2. Eletroforese em gel de agarose analítico e quantitativo;
3. Digestão de ADN com enzimas específicos – padrão de restrição;
4. Amplificação de amostras de ADN por PCR;
5. Clonagem de genes em vetores de expressão;
6. Recuperação de amostras de ADN de gel de agarose.

Bibliografia Obrigatória

T. A. Brown; Gene Cloning and DNA Analysis : An Introduction, Wiley Blackwell, , 2016. ISBN: 978-1-119-07256-0
Desmond S. T. Nicholl; An introduction to genetic engineering, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 978-0-521-61521-1
Michael R. Green, Joseph Sambrook; Molecular cloning : a laboratory manual, CSH Press, 2012. ISBN: 978-193611342-2
Keith Wilson, John Walker; Principles and techniques of biochemistry and molecular biology, Cambridge University Press, 2010. ISBN: 978-0-521-73167-6
A. J. Nair; Introduction to biotechnology and genetic engineering, Jones & Bartlett Learning, 2008. ISBN: 978-0-7637-7375-5
Benjamin Lewin; Genes VII, John Wiley & Sons, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos da UC são apresentados nas aulas teóricas, em modo expositivo intercalado com exemplos, recorrendo a suporte de diapositivos powerpoint.
A componente laboratorial permite a ilustração prática dos conceitos teóricos. Nas aulas Laboratoriais foram executados 4 grandes trabalhos que abrangem mais de que 1 aula/semana, priveligeando a estratégia de combinar a ilustração e execução das diversas técnicas descritas nos conteúdos programáticos, para um objetivo concreto. Os estudantes são integrados num projeto de investigação interdisciplinar que envolve outros cursos. Os produtos (material genético purificado, e/ou preparado com modificações) obtido nos seus trabalhos é usado como matéria prima por outros estudantes, que produzem outro material genético recombinante que por seu turno serve de amostra para ser analisado num dos últimos trabalhos laboratoriais. 
São desenvolvidos trabalhos que ilustram as técnicas laboratoriais mais relevantes e a interpretação de resultados e resolução de problemas. No corrente ano letivo, as aulas laboratoriais foram por vezes concentradas em módulos de 4 a 6 horas.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exigida a assiduidade às aulas laboratoriais, mínima de 80%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:

NF = 50 % (componente teórica: 2 testes) + 50% (componente laboratorial)

Avaliação por Exame*:

NF = 50% Exame + 50% (componente laboratorial)

*REGIME ESPECIAL – APENAS A COMPONENTE TEÓRICA PODE SER AVALIADA EM EXAME FINAL

Componente Laboratorial: 10% Contexto aula+10% Trab. 1+10% Trab. 2+10% Trab. 3+10% Trab. 4 

É exigida nota mínima de 9,5 em qualquer uma das componentes (Teórica e Laboratorial). 

Provas e trabalhos especiais

Será realizada uma discussão oral dos reltatórios dos trabalhos práticos laboratoriais.  A nota dos trabalhos pode ser diferente entre vários membros do grupo, consoante a sua prestação individual na apresentação e discussão dos trabalhos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se prevê nenhum regime de avaliação especial, não constante nos já previstos no Regulamento.

Aos estudantes com estatutos especiais que não possam comparecer a algumas das aulas laboratoriais, será criado um regime especial desde que >50% das aulas presenciais tenham sido realizadas.

Observações

A média dos testes deve ser igual ou superior a 9,5 valores, mas individulamente nenhum tem nota mínima.
A avaliação em contexto de sala de aula e os 4 trabalhos refletem modos de avaliação da componente de prática laboratorial da UC. Cada um dos items não tem nota mínima, mas a sua média ponderada deve ser superior a 9,5.
A avaliação em contexto de sala de aula é feita através de perguntas orais e/ou pequenos questionários que avaliam a preparação de cada aula prática e também através da avaliação da destreza laboratorial na execução dos trabalhos durante as aulas.
A realização dos trabalhos laboratorais (cada trabalho é desenvolvido ao longo de várias aulas) e dos respetivos relatórios é obrigatória e a sua nota média deve ser superior a 9,5 valores. A nota dos trabalhos pode ser diferente entre vários membros do grupo, consoante a sua prestação individual na apresentação e discussão dos trabalhos.
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