Otimização de Processos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
17 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências para elaborar modelos representativos da operação e funcionamento de processos na indústria química e de biotecnologia, permitindo a partir destes efetuar uma análise e previsão do modo de funcionamento. Como base nessa análise preliminar o estudante deve adquirir competências para otimizar de forma crítica o funcionamento desses processos, utilizando para o efeito uma panóplia de ferramentas que vão desde simples folhas de cálculo até software específico.
Resultados de aprendizagem e competências
NA
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Natureza e Organização dos problemas de otimização em
Processos Químicos e em Biotecnologia.
2. Conceitos básicos de otimização aplicada à indústria.
3. A Programação linear de problemas de otimização nos
processos Químicos e em Biotecnologia: Conceitos gerais;
Método simplex; Software para a programação Linear.
4. Programação não linear nos processos Químicos e em
Biotecnologia: Problemas de univariável e de multivariável.
Problemas sem restrições e com restrições.
Software de programação não linear.
5. Aplicação da otimização ao planeamento integrado,
programação e controlo em processos Industriais.
6. Aplicações a problemas práticos: projeto de uma
pequena rede de permutadores de calor, otimização em
tempo real de uma coluna de destilação, projeto e operação
de um reator químico, etc.
Bibliografia Obrigatória
T.F. Edgar ,D.M. Himmelblau; Optimization of Chemical Processes, McGraw Hill, 2001. ISBN: ISBN-13: 978-0071189774.
K. Urbaniec and C. McDermott; Optimal Design of Process Equipment, John Wiley, 1986. ISBN: ISBN-13: 978- 0853125099.
R. Fletcher; Practical Methods of Optimization, Wiley, 2000. ISBN: ISBN-13: 978-0471494638.
F. Hillier, G. Lieberman; Introduction to Operations Research, McGraw Hill, 2005. ISBN: ISBN-13:9780071333467.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas envolvem a exposição dos conteúdos teóricos. Nas aulas que envolvam a aplicação destes conteúdos são apresentados exemplos de aplicação sempre que possível utilizando sistemas informáticos com software apropriado. São também propostas pequenas tarefas para os estudantes para consolidação dos conhecimentos adquiridos. A resolução de exercícios previamente propostos é executada individualmente ou em pequenos grupos.
A avaliação contínua será com base num teste (40%) e um trabalho de grupo (60%). Estes trabalhos envolvem a disponibilização por parte da escola de meios informáticos e de software apropriados sendo necessário a entrega de relatório escrito e apresentação oral em inglês. A avaliação não contínua far-se-á através de um exame final escrito (40%), sendo considerado na avaliação final a avaliação dos trabalhos de grupo (60%).
Software
General Algebraic Modeling System (GAMS)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
9,5/20
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste 40% + Trabalho projeto 60%
Exame 40% (1ª época, recurso, epoca especail) + Trabalho Projeto 60%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de ativiades do IPS.
Observações
Funcionamento não presencial no ano letvo 2019/2020.