Ciência, Tecnologia e Degradação dos Materiais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Conservação e Reabilitação |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCRE |
12 |
Plano Estudos 2019 - MCRE |
1 |
- |
6,5 |
67,5 |
175,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: português
Objetivos
Fornecer conhecimentos técnico-científicos no domínio dos materiais de construção, designadamente pedra natural, cimento e adições, argamassas, betão, cerâmicos, madeiras, metais, polímeros, materiais compósitos e novos materiais de construção, através da análise de matérias-primas, técnicas de processamento, propriedades e sua avaliação, mecanismos de deterioração, aplicações e normalização em vigor. Especial atenção será dada aos materiais utilizados nas operações de conservação e reabilitação e compatibilidade entre materiais. Dotar os alunos de conhecimentos e competências relacionadas com a atividade experimental/laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Ciência e Engenharia de Materiais: Classificação. Diagrama de fases. Propriedades.
2. Materiais metálicos: Ferrosos e Não ferrosos. Anomalias: Corrosão; Prevenção e Proteção.
3. Materiais poliméricos: Monómero e polímero; Polimerização; Classificação; Grau de cristalinidade. Efeito da temperatura e propriedades. Anomalias: Classificação e tipo de degradação. Durabilidade.
4. Materiais compósitos: Definição; Classificação. Compósitos de matriz polimérica. Anomalias dos materiais compósitos.
5. Argamassas: Cal aérea, pozolanas, cal hidráulica e cimento. Composição e Propriedades. Anomalias em argamassas.
6. Betão: Prescrição. Aptidão mistura ligante. Composição e Propriedades. Anomalias em betão.
7. Madeira: Estrutura e Propriedades. Patologia da madeira. Degradação da madeira. Conservação e proteção.
8. Pedra Natural: Rocha no maciço versus pedra no edificado. Caracterização. Patologia. Conservação.
9. Cerâmicos: Matérias-primas, propriedades. Patologia dos materiais cerâmicos.
Bibliografia Obrigatória
Michael F. Ashby & David R. H. Jones; Engineering Materials 2: An Introduction to Microstructures, Processing and Design, Elsevier, 2006. ISBN: 978-0-7506-6381-6
Ana Bras & F. M. A. Henriques; Natural hydraulic lime based grouts - The selection of grout injection parameters for masonry consolidation. Construction and Building Materials, 26(1), 135-144., Construction and Building Materiais, Elsevier, 2012. ISBN: https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2011.05.012
Higgins, D.D.; Diagnosing the cause of defect or deterioration in concrete structures. British Standards Current Practice Sheet nº69, 33 pp, 1981
HENRIQUES, Fernando; RODRIGUES, J. Delgado; AIRES-BARROS, Luís; PROENÇA, Nuno; Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e degradação., LNEC (ITPRC 2), 2004
SL Chawla; Materials selection for corrosion control, ASM International, 1993. ISBN: 0-87170-474-9
Ronald A. McCauley; Corrosion of Ceramic and Composite Materials, Second Edition, CRC Press, 2004. ISBN: 0-8247-9448-6
Vários; Degradable Polymers Principles and Applications, G. Scott & D. Gilead, Springer Netherlands, 1995. ISBN: 978-94-011-0571-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas TP os conceitos fundamentais serão lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, e alguns problemas ilustrativos desses conceitos serão discutidos. Nas aulas com carácter mais prático, os estudantes resolverão individualmente exercícios propostos pelo docente. Parte das atividades letivas serão lecionadas em aulas de laboratório onde os alunos participam, em grupo, procurando-se que estes, ao aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolvem competências laboratoriais.
A metodologia de ensino/aprendizagem compreende a realização, no caso da avaliação contínua, de 2 provas escritas individuais (2x25% - nota mínima de 8,0 val), duas fichas laboratoriais (2x5%) e de um trabalho de grupo (monografia) (1x40%).
No caso das 1ª e 2ª épocas de avaliação, a metodologia de ensino/aprendizagem compreende a realização de um exame (60% - nota mínima de 9,5 val.) e de um trabalho de grupo (monografia) obrigatório (40%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
67,50 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
175,50 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua: 25% Teste 1 + 25% Teste 2 + 5% TLab 1 + 5% Tlab 2 + 40% Mon
Avaliação por Exame: 60% Exame + 40% Mon
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
100% Exame
Melhoria de classificação
De acordo com regulamento próprio