Obras Geotécnicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geotecnia |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEC |
9 |
Plano Estudos 2013 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Inglês
Objetivos
Os conhecimentos a interiorizar pelos estudantes permitem a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas U.C. de Mecânica dos Solos, Fundações e Estruturas de Suporte e aplicação a diversos tipos de Obras Geotécnicas com particular incidência nas fundações directas e indirectas.
Resultados de aprendizagem e competências
Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas U.C. de Mecânica dos Solos e Fundações e Estruturas de Suporte, assim como aplicação a diversos tipos de Obras Geotécnicas com particular incidência nas fundações directas e indirectas.
Aptidões e competências: pensamento organizado e sistemático; capacidade de análise, espírito crítico e sentido inovador; raciocínio indutivo; comunicação eficiente na língua materna e na língua inglesa; utilização dos dados da literatura técnica, científica e sua contextualização; utilização adequada das tecnologias de informação e de comunicação; compreensão dos princípios éticos e deontológicos da profissão e atuação em conformidade; trabalho em equipa; conceção de soluções, pesquisa e seleção da informação necessária para fundamentar soluções; elaboração de propostas consistentes e coerentes para a resolução de problemas
tecnológicos; concretização de projetos de engenharia civil.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos adquiridos nas U.C. de Mecânica dos Solos e Fundações e Estruturas de Suporte.
Programa
1. Revisões das UC Mecânica dos Solos e Fundações e Estruturas de Suporte. EC 7: A NP EN 1997 – parte 1 e a EN 1997 – parte 2.
2. Caracterização geológica e geotécnica.
3. Parâmetros de resistência e de deformabilidade dos solos. Ensaios in situ versus ensaios em laboratório. Ensaios de campo e a sua importância no projecto geotécnico: SPT, CPT, CPTU, DP, FVT, CHST, PLT, MPT, CSBPT, MDT.
4. Fundações superficiais. Revisões. Tipos de fundações. Critérios de segurança. Capacidade resistente. Estimativa de assentamentos. Verificação de segurança, no âmbito do EC7, assistida por ensaios laboratoriais e in situ.
5. Fundações profundas. Disposições regulamentares do EC7. Capacidade resistente de uma estaca isolada através de métodos analíticos e de ensaios no terreno. Ensaios de carga vertical estática de estacas para determinação da capacidade resistente de estacas isoladas. Estacas em grupo: Capacidade resistente e estimativa de assentamentos.
Bibliografia Obrigatória
CEN; NP EN1997-1: 2010. EUROCÓDIGO 7: Projecto Geotécnico. Parte 1: Regras Gerais, Instituto Português da Qualidade, 2010
CEN; EN1997-2: 2007. EUROCODE 7: Geotechnical design. Parte 2: Ground investigation and testing, CEN, 2007
Ludovico-Marques, M.; Elementos teóricos de apoio de Obras Geotécnicas, ESTB, 2013
Bibliografia Complementar
Bowles, J. ; Foundations analysis and design (5th ed.), Chapman & Hall, 1996
Matos Fernandes, M.; Mecânica dos Solos. Introdução à Engenharia Geotécnica. Vol. 2., FEUP, 2011
Fleming, K.; Weltman, A.; Randolph, M.; Elson, K.; Piling Engineering. 3rd edition. , Taylor & Francis, 2009
Tomlinson, M. ; Pile design and construction practice. 4th edition., E & FN SPON, 1994
Viana da Fonseca, A. ; Relato da experiência portuguesa em ensaios de carga de estacas. Parte I: Acções verticais, SPG, 2007 (Geotecnia nº 111, p. 5-57.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O carácter teórico e prático da unidade curricular traduz-se na alternância entre aulas teóricas e aulas práticas, presenciais e em ambiente e-learning . As aulas práticas privilegiam a resolução de exercicios de aplicação dos conteúdos teóricos, a pesquisa e análise de artigos técnicos e científicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
83,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho escrito |
26,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua: Teste presencial (70%); Trabalho Individual submetido na plataforma moodle (30%).
Avaliação na 1ª e 2ª épocas: 100% Exame com nota mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0.7T + 0.3 TI (Avaliação Contínua)
CF=CE (Avaliação por exames)