Química Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Química |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
29 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos teóricos avançados de química, que suportem a elaboração de relatórios técnicos especializados com informação clara, concisa e completa. Esta unidade curricular tem ainda por objetivo permitir ao futuro técnico superior profissional em Laboratório Químico e Biológico executar o trabalho experimental com consciência das bases científicas que o fundamentam. Assim sendo a unidade curricular divide-se em 3 áreas de formação complementares que permitem aprofundar os conhecimentos em química, quer a nível geral, quer a nível da teoria da ligação química, quer ainda ao nível dos principais equilíbrios químicos.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Química Geral a) Nomenclatura de compostos químicos inorgânicos. b) Cálculos estequiométricos. Noção de reagente limitante. Rendimento da reação. 2. Teoria da Ligação Química a) Híbridos de ressonância e octeto expandido. Teoria do Enlace de Valência. b) Compostos de coordenação. 3. Equilíbrios a) Equilíbrio químico e lei de Le Chatelier b) Equilíbrio de solubilidade. Solução saturada e sobressaturada. Produto de solubilidade. Efeito do ião comum, pH e temperatura. c) Equilíbrio ácido-base: Determinação de pH de sais. Soluções tampão. Titulações: cálculo do pH ao longo de curvas de titulação. Titulação de aminoácidos e péptidos.
Bibliografia Obrigatória
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy ; Princípios de Química, Bookman, 2011. ISBN: ISBN 9788582604618.
CHANG, Raymond; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: ISBN 9788448145279
REGER, Daniel et al.; Química: princípios e aplicações, Fund. Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: ISBN 9789723107739
Bibliografia Complementar
FLOWERS, Paul et al. ; Chemistry . ISBN: ISBN 9781947172616
WHITTEN, Kenneth W. et al. ; Chemistry, Belmont, 2014. ISBN: ISBN 9781133610663
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conceitos teóricos com apresentação de exemplos. Resolução de exercícios.
A avaliação pode ser realizada por avalaiação continua ou por exame.
A avaliação Continua consistirá na resolução de atividades ao longo do semestre (10%), na realização de um trabalho de grupo (25%) e um teste (65%).
A metodologia de avaliação será igual mesmo que a UC passe para um regimo presencial de lecionação. Nos testes e exames on-line haverá prova oral de validação das avaliações superiores a 9.5/20.
Nas avaliações os estudantes devem ter a câmara ligada. Devem tambem apresentar um elemento de idenficação.
Caso seja detetado algum indício de fraude a prova de avaliação será anulada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
65,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Continua
atividades ao longo do semestre (10%) + trabalho de grupo (25%) + teste (65%)
ou
Exame (100%)