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Dimensionamento de Estruturas

Código: CVD028     Sigla: DE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Mecânica e Estruturas

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mecânica e Estruturas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVD 12 Plano Estudos 2019 3 - 7 75 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deverá ficar capacitado a: I. organizar um projeto de fundações e estruturas em qualquer uma das suas fases; II. definir, quantificar e combinar ações; III. conceber e dimensionar estruturas de edifícios regulares de betão armado; IV. conceber e dimensionar muros de suporte de terras; V. adquirir competências de dimensionamento para utilização de métodos de análise de estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de fundações superficiais; VI. dimensionar um projeto de estruturas de betão armado, de acordo com a regulamentação europeia (Eurocódigos).

Resultados de aprendizagem e competências

O primeiro capítulo tem como objetivo efetuar um enquadramento do conteúdo programático bem como da legislação aplicável. No segundo capítulo os estudantes adquirem as ferramentas básicas da filosofia de segurança tomando conhecimento das principais ações regulamentares, conceitos esses fundamentais para o dimensionamento das estruturas dos capítulos seguintes. O terceiro capítulo fornece aos estudantes as competências básicas de dinâmica de estruturas e de engenharia sísmica. No quarto capítulo os estudantes adquirem a capacidade de conceber estruturas de edifícios, estimando esforços prédimensionando os elementos estruturais relevantes. No capítulo quinto facultam-se informação e metodologias particulares associadas à utilização e dimensionamento de estruturas pré-fabricadas. Nos sexto e sétimo capítulos os estudantes adquirem a capacidade de dimensionar, respetivamente, fundações e muros de suporte.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao Projeto (0.5s) Fases e organização dos projetos. 2. Segurança Estrutural e Ações (2.0s) O método dos estados limites. Quantificação e combinações de ações. 3. Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica (3.0s) Sistemas com um e múltiplos graus de liberdade. Sismologia. Resposta à ação sísmica. Aspetos regulamentares. 4. Conceção de Estruturas de Edifícios (4.0s) Tipos de sistemas estruturais. Pré-dimensionamento de elementos estruturais. Efeitos de 2ª ordem. Conceção de edifícios em regiões de risco sísmico elevado. 5. Pré-fabricação (0.5s) Tipos de pré-fabricação. Pavimentos pré-fabricados. Lajes aligeiradas de vigotas. Dimensionamento. Disposições construtivas. 6. Fundações (3.0s) Tipos de fundação. Critérios de escolha do tipo de fundação. Cálculo de armaduras para sapata centrada, com cargas excêntricas e sapata conjunta. 7. Muros de suporte (2.0s) Conceção e dimensionamento de muros.

Bibliografia Obrigatória

CEN; EN1990 - Eurocode 0: Basis of Structural Design.
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-1 - Densities, self-weight, imposed loads for buildings
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-3 - General actions - Snow loads
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-4 - General actions - Wind actions
CEN; EN 1992-1-1 Eurocode 2: Design of Concrete Structures – Part 1-1 – General Rules.
CEN; EN 1998-1 Eurocode 8: Design of structures for earthquake resistance – Part 1 – General rules, seismic actions and rules for buildings

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Conjunto de aulas teórico-práticas, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem baseadas em projeto, em que os conceitos teóricos são apreendidos à medida que o trabalho prático é desenvolvido. Conceitos novos são desenvolvidos pelo incentivo ao trabalho autónomo do estudante, exposição de demonstrações teóricas e demonstração de exemplos práticos, quando aplicável.

As aulas são desenvolvida na metodologia PBL - "Project Based Learning". ao longo de todo o semestre.


Na sequência da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, e durante o período de leccionação à distância aplica-se:


- Aulas síncronas através da plataforma ZOOM
- Definição semanal das tarefas a serem realizadas pelos estudantes individualmente e no seio do grupo de trabalho prático
- teste à distância
- discussão oral do trabalho, efectuada através da plataforma ZOOM

Por forma a evitar a fraude académica, define-se que: estudantes com nota final superior a 9,4 valores serão submetidos a prova oral individual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 129,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

























Av. em período letivo: +50% Teste 1+10% Aval. dist.+15% Trab. 1+25% Trab. 2
1ª/ 2ª época:   30% (Trab. 1+Trab. 2)/2 + 70% Exame
Época Especial:   30% (Trab. 1+Trab. 2)/2 + 70% Exame
Exame Intercalar:   30% (Trab. 1+Trab. 2)/2 + 70% Exame


Para avaliação por exame em 1ª e 2ª Épocas: estudantes que não tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista durante o período lectivo, terão de solicitar novo enunciado do trabalho até à última semana de aulas; estudantes que tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista mas não entregaram o trabalho 2 no período lectivo, poderão entregar este último trabalho até à data de Exame. Para Época Especial, os alunos deverão solicitar novo enunciado em Julho. Apenas têm acesso à Época Intercalar os alunos que tenham obtido anteriormente aproveitamento nos trabalhos práticos.

Por forma a evitar a fraude académica, se as provas forem realizadas à distância devido à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2,  define-se que: estudantes com nota final superior a 9,4 valores serão submetidos a prova oral individual.

Observações

'- Os trabalhos práticos apenas podem ser desenvolvidos durante o período lectivo
- No caso dos trabalhos efetuados em grupo, a classificação atribuída aos diferentes membros do grupo poderá ser distinta, em função da apresentação e da discussão oral
- Se um estudante não se apresentar na apresentação ou discussão oral do trabalho ser-lhe-á atribuída classificação nula
- No caso da nota final ser superior a 16 (dezasseis valores), realizar-se-á uma Prova Oral. Em caso de não comparência, será atribuída uma classificação final de 16 (dezasseis) valores.
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