Fenómenos de Transferência II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
76 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Difusão. Definições de velocidades e fluxos. Difusão: 1ª Lei de Fick. Casos especiais de difusão: difusão equimolecular e em camada estagnante. Difusão transiente. 2ª Lei de Fick. Difusão e conveção. 2-Convecção. Equações da continuidade: conservação de massa total e dos componentes. Difusão e convecção em regime estacionário e difusão unidimensional em regime transiente. Transporte interfacial. Coeficientes de transferência de massa. Análise dimensional e correlações empíricas. Transferência de massa entre fases. Coeficientes globais de transferência de massa.
Bibliografia Obrigatória
C.J. Geankoplis; Transport Processes and Separation Process Principles , PrenticeHall, 2009
Bibliografia Complementar
M.N.Pinho, D.M.F. Prazeres; Fundamentos de Transferência de Massa, IST Press, 2008
JRWelty, CEWicks, RE Wilson; Fundamentals of Momentum,Heat,and Mass Transfer,, John Wiley and Sons,, 1984
F.P. Incropera, D.P. Witt, T.L.Bergman, A.S. Lavine; Fundamentals of Heat and Mass Transfer, Wiley, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conceitos em aula teórica com ilustração de alguns exercícios típicos e resolução de atividades por parte dos estudantes. Resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas.
Avaliação totalmente on-line:
Avaliação Contínua - 6 exercícios de aula (15% cada) e 10% de atividades no moodle
ou
100% Exame
Avaliação totalmente Presencial:
2 testes (45% cada) e e 10% de atividades no moodle
ou
100% Exame
Se a avaliação iniciar-se on-line a passar a presencial:
Avaliação Contínua - 3 exercícios de aula (15% cada) e um teste (45%) e atividades no moodle (10%).
ou
100% Exame
Nos exames on-line haverá prova oral das avaliações superiores a 9.5/20.
Nas avaliações on-line os estudantes deverão ter a câmara ligada e devem apresentar um elemento de identificação.
Caso seja detetado algum indício de fraude a prova de avaliação será anulada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
on-line
atividades moodle 10% +6 exercícios (15% cada)
presecial
atividades moodle 10% +2 testes (45% cada)
on-line e presencial
atividades moodle 10% +3 exercícios (15% cada) + 1 teste (45%)
ou
100% Exame