Código: | BIOT160 | Sigla: | RB B |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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BIOT | 52 | Plano Estudos 2015 | 3 | - | 5,5 | 75 | 148,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Gabriela Gonçalves Neves Gomes | Responsável |
Ensino Teórico: | 2,00 |
Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico | Totais | 1 | 2,00 |
Isabel Teixeira de Sousa | 1,60 | ||
Ana Gabriela Gonçalves Neves Gomes | 0,40 | ||
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,50 |
Ana Gabriela Gonçalves Neves Gomes | 0,50 | ||
Isabel Teixeira de Sousa | 2,00 |
Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.
Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.
Cap 3: Modos de operação: continuo; descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.
Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.
Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.
Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.
Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.
Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.
Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 67,50 |
Trabalho de investigação | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 148,50 |
No âmbito da avaliação contínua, o estudante poderá fazer um trabalho em grupo sobre o recurso a biorreatores para tratamento e valorização de resíduos. No final, o trabalho é apresentado via zoom com suporte de powerpoint, com posterior discussão pelos docentes. O trabalho deve ser apresentado e escrito em língua inglesa. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo.