Código: | BIOT164 | Sigla: | BA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biotecnologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
BIOT | 26 | Plano Estudos 2015 | 3 | - | 2 | 45 | 54 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Carla Manuela Amarelo dos Santos | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,50 |
Carla Manuela Amarelo dos Santos | 2,50 |
A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.
1.Introdução: Microrganismos e metabolismos; Interações microbianas; Diversidade microbiológica.
2.Biotecnologia de águas e saúde pública: Microbiologia; Transmissão e deteção de patogénicos; Indicadores de qualidade; Cianobactérias e Algas; Monitorização.
3.Biotecnologia do solo e aterros sanitários: Microrganismos. Interações planta-microrganismos; Dinâmica da matéria orgânica. Compostagem; Metanogénese; Transformações do Azoto. Transformações do fósforo e enxofre. Biomineração.
4.Aerobiologia: Microrganismos. Dispersão e transporte. Chuva ácida. Monitorização e controle de patogénicos e toxinas.
5.Biodegradação e Biorremediação: Biodegradabilidade de compostos xenobióticos; Digestão anaeróbia. Biorremediação de solos e águas residuais. Biolixiviação. Biofiltração de gases. Biotecnologia aplicada à reciclagem.
6.Processos Biotecnológicos: ETAR - lamas activadas; Lagunagem. Leitos percoladores. Biodegradação de efluentes por discos rotativos. Estações de Digestão. Aterros Sanitários.
As aulas da unidade curricular organizam-se em três blocos fundamentais: Efluentes líquidos, Poluição do ar e Resíduos Sólidos. Para cada um destes blocos será apresentada matéria teórica, promovendo o envolvimento e a participação de todos os alunos, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle. Através desta plataforma será criado um fórum de discussão dos temas abordados em cada semana de aulas. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas ou seminários de profissionais convidados, para a consolidação das temáticas lecionadas, bem como a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho a desenvolver em grupo. Em qualquer ocasião os alunos podem contactar o docente através da mesma plataforma.
Em regime de ensino à distância, as aulas serão realizadas por videoconferência expositiva ou em alternativa uma apresentação dos conteúdos em powerpoint comentado. Trabalho autónomo para o qual o docente disponibiliza bibliografia. Exercícios formativos semanais via Moodle ou Teams. Aula de esclarecimento de dúvidas e resolução dos exercícios formativos por videoconferência.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Teste | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,50 |
Estudo autónomo | 6,50 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 54,00 |