| Código: | TPD022 | Sigla: | MATB |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Química e Industrial |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Engenharia Química Industrial |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias do Petróleo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| TPD | 18 | Plano Estudos 2015 | 2 | - | 4,5 | 60 | 121,5 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| António Pedro dos Santos Lopes Castela | Responsável |
| Ensino Teórico: | 2,00 |
| Ensino Teórico-Prático: | 1,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico | Totais | 1 | 2,00 |
| António Pedro dos Santos Lopes Castela | 2,00 | ||
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 1,50 |
| António Pedro dos Santos Lopes Castela | 1,50 |
objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.
O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.
O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:
Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.
Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.
Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.
Nas aulas teóricas os conceitos fundamentais são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, sendo resolvidos alguns problemas ilustrativos, para estimular o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Nas aulas TP os estudantes resolvem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes resolverem exercícios extra ou trabalhos/projectos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 61,50 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Total: | 121,50 |
A aprovação na disciplina poderá ser efectuada por:
a) Avaliação contínua: 2 testes (peso de 50% cada)
b) Avaliação final por Exame
No que se refere à avaliação dos testes e exames, caso tenham de realizar-se à distância, será feita por teste individual Online (moodle), com obrigatoriedade de câmara ligada. Caso esta não esteja ligada ou por outra razão que seja considerada pertinente poderá realizar-se uma discussão oral de defesa da nota em teste/exame. Essa discussão permitirá manter a avaliação ou reprovar à UC. A avaliação oral será sempre no âmbito das respostas dadas e do teste/exame realizado.
Em caso de fraude comprovada será feita participação à Escola/IPS para que estas tomem as medidas que acharem mais adequadas.
a) Avaliação contínua:
NF=T1*0.5+T2*0.5
b) Avaliação por exame será a nota do exame
Esta unidade curricular foi ministrada neste semestre em um contexto de pandemia. Por esse motivo, as aulas presenciais foram realizadas por meio da plataforma Teams e Zoom. Além disso, vídeos curtos (máx. 20 minutos) das apresentações foram disponibilizados aos alunos, com os comentários do professor. A gravação das aula lecionadas foram disponibilizadas na plataforma Teams.
A avaliação aqui indicada é diferente da apresentada na submissão do A3ES, uma vez que a avaliação contínua apenas é composta por dois testes Online (moodle), com peso na nota final de 50% cada.