Refinaria
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
17 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
5,5 |
75 |
148,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Durante as apresentações das aulas teóricas os termos técnicos são também leccionados em inglês. Para além disso, os alunos têm de fazer uma apresentação escrita em inglês e efectuar a sua apresentação oral para toda a turma em inglês.
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular consiste em que os estudantes adquiram competências no que respeita aos processos e operações mais importantes na refinação, entendendo a evolução dos processos em questão ao longo das décadas o que lhes permitirá ter visão mais rigorosa sobre o futuro desta indústria.
Os estudantes deverão reconhecer quais os diversos processos mais indicados para a refinação e tratamentos das diferentes matérias-primas, bem como quais os processos necessários para a obtenção dos produtos finais requeridos e melhoria dos mesmos. Destes destacam-se os processos de conversão (Decomposição, síntese, alteração e rearranjo), bem como os processos de fraccionamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Não se aplica
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução
- Processos de Fraccionamento e Pré-tratamentos
- Processos de Conversão: Decomposição - Cracking Térmico; Cracking Catalítico; Hidrocracking; Produção de Hidrogénio
- Processos de Conversão: Unificação – Dessulfurização; Alquilação; Polimerização
- Processos de Conversão: Alteração ou rearranjo -Reforming; Isomerização
- Processos de Tratamento: tratamento com aminas; Secagem; Hidrodessufurização; Hidrotratamentos; tratamentos por solventes
- Outros processos numa refinaria
Bibliografia Obrigatória
Robert A. Meyer; Handbook of Petroleum Refinning Process , McGraw Hill, 2004
H.K. Abdel-Aal, Nohamed Aggour, M.A. Fahim; Petroleum and Gas Field Process, Marcel Decker, 2003
Bibliografia Complementar
Robert E. Maples; Petroleum Refinery Process Economics , PennWell Corp., 2000
Ozrem Ocic; Oil Refineries in the 21st century, Jphn Willey, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta é uma unidade curricular essencialmente teórica e nas aulas os conteúdos são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais. Nas aulas TP os estudantes analisam problemas práticos reais que podem ocorrer durante estes processos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes efectuarem trabalhos/projectos de pequena dimensão, na qual têm de recolher informação bibliográfica.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia química
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Estudo autónomo |
53,50 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
148,50 |
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina poderá ser efectuada por:
a) Avaliação contínua: 2 testes (peso de 45% cada) e um trabalho escrito (peso de 5%), com apresentação oral e escrita em inglês (peso de 5%)
b) Avaliação final por Exame
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Avaliação contínua:
NF=(Teste1*0.45+Test2*0.45)+(relatório*0.05+apresentação*0.05)
b) Avaliação por exame será a nota do exame
No que se refere à avaliação dos testes e exames, caso tenham de realizar-se à distância, será feita por teste individual Online (moodle), com obrigatoriedade de câmara ligada. Caso esta não esteja ligada ou por outra razão que seja considerada pertinente poderá realizar-se uma discussão oral de defesa da nota em teste/exame. Essa discussão permitirá manter a avaliação ou reprovar. A avaliação oral será sempre no âmbito das respostas dadas e do teste/exame realizado.
Em caso de fraude comprovada será feita participação à Escola/IPS para que estas tomem as medidas que acharem mais adequadas.
Observações
Esta disciplina foi lecionado neste semestre num contexto de pandemia. Por essa razão, as aulas presenciais foram realizados através da plataforma do Teams e Zoom. Para além disso, foram disponibilizados aos alunos pequenos vídeos (máx. 20 minutos) das apresentações, com os comentários do docente. As aulas foram gravadas e foram disponibilizadas na plataforma Teams.
A avaliação aqui indicada é diferente da apresentada na submissão da A3ES, já que o peso do trabalho passou a ser de 10%, em vez de 20%. Isto deve-se ao facto de não ser permitido colocar avaliação mínima nos testes.