Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > CC003
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Técnicas de Comunicação e Apresentação

Código: CC003     Sigla: TCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Competências pessoais e desenvolvimento pessoal

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 19 Plano Oficial do ano letivo 2020 1 - 3 22,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Raquel Feliciano Barreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Tiago Miguel Silva Falcoeiras 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos





1. Desenvolver competências de comunicação oral/escrita eficaz.
2. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de uma apresentação oral.
3. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de um relatório.
4. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.





Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa





1. Técnicas de comunicação em apresentações orais públicas (Postura e atitude a adoptar numa apresentação oral; Características essenciais dos conteúdos apresentados em diapositivos; Ferramentas de construção de diapositivos);
2. Técnicas de comunicação escrita (Ética no uso dos recursos informáticos para as mais variadas formas de comunicação escrita; Estruturação e Formatação de documentos (índices, gráficos, tabelas, esquemas, figuras, bibliografia); Plataformas de trabalho colaborativo e partilha de documentos.





Bibliografia Obrigatória

E. Tebeaux e S. Dragga; The Essentials of Technical Communication,, Oxford University Press
M. Markel; Writing in the Technical Fiels, a Setp-by-Setp Guide for Engineers Scientists and Technicians, IEEE Press Rego
Rego, A.; Comunicação Pessoal e Organizacional, Edições Sílabo, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas intercalados com trabalho autónomo e em grupo por parte dos estudantes.

A avaliação é composta pela avaliação do desempenho em aula e por três trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 58,50
Frequência das aulas 22,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contínua

  • 25% avaliação em contexto de aula + 15% trabalho1+50% trabalho2+10%trabalho3 

Por avaliação final

  • 50% Trabalho + 50% Exame, onde o trabalho pode ser substituído pelo trabalho 2 da avaliação contínua.
Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que não é possível através de um exame escrito, avaliar o trabalho em equipa e o desempenho em apresentação oral, competências que estão previstas ser adquiridas para concretizar os objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Para aprovação o estudante terá que mostrar competências realizando 3 trabalhos (T1, T2 e T2):

T1(15%): uma descrição ou de um podcast ou de uma apresentação vídeo do livro do ponto de vista comunicativo, estilo, características do discurso oral, estrutura, etc.

T2(50%): projeto, com apresentação oral, para ser realizado em grupos de 3 elementos; será atribuída a mesma classificação a todos os elementos do grupo;

T3(10%): relatório contendo descrição e avaliação da unidade curricular.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 20:30:19