Técnicas de Comunicação e Apresentação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Competências pessoais e desenvolvimento pessoal |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Desenvolver competências de comunicação oral/escrita eficaz.
2. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de uma apresentação oral.
3. Desenvolver competências de estruturação e apresentação de um relatório.
4. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Técnicas de comunicação em apresentações orais públicas (Postura e atitude a adoptar numa apresentação oral; Características essenciais dos conteúdos apresentados em diapositivos; Ferramentas de construção de diapositivos);
2. Técnicas de comunicação escrita (Ética no uso dos recursos informáticos para as mais variadas formas de comunicação escrita; Estruturação e Formatação de documentos (índices, gráficos, tabelas, esquemas, figuras, bibliografia); Plataformas de trabalho colaborativo e partilha de documentos.
Bibliografia Obrigatória
E. Tebeaux e S. Dragga; The Essentials of Technical Communication,, Oxford University Press
M. Markel; Writing in the Technical Fiels, a Setp-by-Setp Guide for Engineers Scientists and Technicians, IEEE Press Rego
Rego, A.; Comunicação Pessoal e Organizacional, Edições Sílabo, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas intercalados com trabalho autónomo e em grupo por parte dos estudantes.
A avaliação é composta pela avaliação do desempenho em aula e por três trabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
58,50 |
Frequência das aulas |
22,50 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Por avaliação contínua
- 25% avaliação em contexto de aula + 15% trabalho1+50% trabalho2+10%trabalho3
Por avaliação final
- 50% Trabalho + 50% Exame, onde o trabalho pode ser substituído pelo trabalho 2 da avaliação contínua.
Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que não é possível através de um exame escrito, avaliar o trabalho em equipa e o desempenho em apresentação oral, competências que estão previstas ser adquiridas para concretizar os objetivos de aprendizagem definidos para a unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Para aprovação o estudante terá que mostrar competências realizando 3 trabalhos (T1, T2 e T2):
T1(15%): uma descrição ou de um podcast ou de uma apresentação vídeo do livro do ponto de vista comunicativo, estilo, características do discurso oral, estrutura, etc.
T2(50%): projeto, com apresentação oral, para ser realizado em grupos de 3 elementos; será atribuída a mesma classificação a todos os elementos do grupo;
T3(10%): relatório contendo descrição e avaliação da unidade curricular.