Dimensionamento de Estruturas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica e Estruturas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVN |
13 |
Plano Estudos 2019 |
4 |
- |
7 |
75 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante deverá ficar capacitado a: I. organizar um projeto de fundações e estruturas em qualquer uma das suas fases; II. definir, quantificar e combinar ações; III. conceber e dimensionar estruturas de edifícios regulares de betão armado; IV. conceber e dimensionar muros de suporte de terras; V. adquirir competências de dimensionamento para utilização de métodos de análise de estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de fundações superficiais; VI. dimensionar um projeto de estruturas de betão armado, de acordo com a regulamentação europeia (Eurocódigos).
Resultados de aprendizagem e competências
O primeiro capítulo tem como objetivo efetuar um enquadramento do conteúdo programático bem como da legislação aplicável. No segundo capítulo os estudantes adquirem as ferramentas básicas da filosofia de segurança tomando conhecimento das principais ações regulamentares, conceitos esses fundamentais para o dimensionamento das estruturas dos capítulos seguintes. O terceiro capítulo fornece aos estudantes as competências básicas de dinâmica de estruturas e de engenharia sísmica. No quarto capítulo os estudantes adquirem a capacidade de conceber estruturas de edifícios, estimando esforços prédimensionando os elementos estruturais relevantes. No capítulo quinto facultam-se informação e metodologias particulares associadas à utilização e dimensionamento de estruturas pré-fabricadas. Nos sexto e sétimo capítulos os estudantes adquirem a capacidade de dimensionar, respetivamente, fundações e muros de suporte.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao Projeto (0.5s) Fases e organização dos projetos. 2. Segurança Estrutural e Ações (2.0s) O método dos estados limites. Quantificação e combinações de ações. 3. Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica (3.0s) Sistemas com um e múltiplos graus de liberdade. Sismologia. Resposta à ação sísmica. Aspetos regulamentares. 4. Conceção de Estruturas de Edifícios (4.0s) Tipos de sistemas estruturais. Pré-dimensionamento de elementos estruturais. Efeitos de 2ª ordem. Conceção de edifícios em regiões de risco sísmico elevado. 5. Pré-fabricação (0.5s) Tipos de pré-fabricação. Pavimentos pré-fabricados. Lajes aligeiradas de vigotas. Dimensionamento. Disposições construtivas. 6. Fundações (3.0s) Tipos de fundação. Critérios de escolha do tipo de fundação. Cálculo de armaduras para sapata centrada, com cargas excêntricas e sapata conjunta. 7. Muros de suporte (2.0s) Conceção e dimensionamento de muros.
Bibliografia Obrigatória
CEN; EN1990 - Eurocode 0: Basis of Structural Design.
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-1 - Densities, self-weight, imposed loads for buildings
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-3 - General actions - Snow loads
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-4 - General actions - Wind actions
CEN; EN 1992-1-1 Eurocode 2: Design of Concrete Structures – Part 1-1 – General Rules.
CEN; EN 1998-1 Eurocode 8: Design of structures for earthquake resistance – Part 1 – General rules, seismic actions and rules for buildings
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Conjunto de aulas teórico-práticas, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem baseadas em projeto, em que os conceitos teóricos são apreendidos à medida que o trabalho prático é desenvolvido. Conceitos novos são desenvolvidos pelo incentivo ao trabalho autónomo do estudante, exposição de demonstrações teóricas e demonstração de exemplos práticos, quando aplicável.
As aulas são desenvolvida na metodologia PBL - "Project Based Learning". ao longo de todo o semestre.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
16,80 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
33,20 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
129,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
189,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
𝑁𝐹=10%×𝑁𝑅+40%×𝑁𝑇𝑟+50%×𝑁𝑇
NR: Notas dos Relatórios - NR = 20% RA + 20% RB + 30% RC + 30% RD
NTr: Notas dos Trabalhos - NTr = 40% T1 + 60% T2
T1 = 70% Documento*AHA + 30% Apresentação
T2 = 50% Documento*AHA + 10% Apresentação + 40% Discussão
NT: Nota do Teste
Avaliação por exame:
𝑁𝐹=30%×𝑁𝑇𝑟+70%×𝑁𝐸
NTr: Notas dos Trabalhos - NTr = 40% T1 + 60% T2
T1 = 70% Documento*AHA + 30% Apresentação
T2 = 50% Documento*AHA + 10% Apresentação + 40% Discussão
NE: Nota do Exame
AHA - Auto e Heteroavaliação
Para avaliação por exame em 1ª e 2ª Épocas: estudantes que não tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista durante o período lectivo, terão de solicitar novo enunciado do trabalho até à última semana de aulas; estudantes que tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista mas não entregaram o trabalho 2 no período lectivo, poderão entregar este último trabalho até à data de Exame. Para Época Especial, os alunos deverão solicitar novo enunciado em Julho. Apenas têm acesso à Época Intercalar os alunos que tenham obtido anteriormente aproveitamento nos trabalhos práticos.
Por forma a evitar a fraude académica, se as provas forem realizadas à distância devido à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, define-se que: estudantes com nota final superior a 9,4 valores serão submetidos a prova oral individual.
Observações
'- Os trabalhos práticos apenas podem ser desenvolvidos durante o período lectivo
- No caso dos trabalhos efetuados em grupo, a classificação atribuída aos diferentes membros do grupo poderá ser distinta, em função da apresentação e da discussão oral
- Se um estudante não se apresentar na apresentação ou discussão oral do trabalho ser-lhe-á atribuída classificação nula
- No caso da nota final ser superior a 16 (dezasseis valores), realizar-se-á uma Prova Oral. Em caso de não comparência, será atribuída uma classificação final de 16 (dezasseis) valores.