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Fundamentos de Biofísica

Código: BIOT155     Sigla: FBF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 65 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 2 3,00
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 3,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português suitable for english speaking students

Objetivos

Espera-se que os estudantes adquiram sólidos conhecimentos de áreas importantes da física e das aplicações dessas áreas nos domínios da biologia e da medicina. A importante componente prática associada irá permitir complementar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e abordar, num contexto prático, alguns conceitos introduzidos de forma mais superficial nas aulas teóricas. No final da UC espera-se que os estudantes estejam aptos a:

1. Compreender conceitos físicos em áreas com aplicações a biologia/medicina: física do som, eletromagnetismo, análise de forças e movimentos, física nuclear e termodinâmica; 2. Compreender como os conceitos físicos são importantes na compreensão do funcionamento de sistemas biológicos; 3. Compreender os mecanismos de funcionamento, instrumentação associada e aplicações de muitos dispositivos médicos tipicamente usados em ambiente clínico; 4. Compreender as principais aplicações, limitações e riscos para a saúde do utente da utilização dos dispositivos médicos discutidos em aula; 5. Medir  alguns dos parâmetros discutidos nas aulas teóricas, manuseando corretamente os dispositivos apropriados.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas: 1. Medicina nuclear. Física das radiações. Efeitos fisiológicos das radiações.

Técnicas de imagem médica em Medicina Nuclear. Radioterapia. Ressonância Magnética Nuclear; 2. Bioeletromagnetismo. Revisão de eletromagnetismo. Geração, propagação e transmissão de impulsos nervosos. Medição de sinais bioeléctricos e biomagnéticos. Técnicas de estimulação neuronal; 3. Lasers e ultrassons: Física do som. Obtenção de imagens com ultrassons. Aplicações dos ultrassons. Definições e propriedades dos lasers. Aplicações e segurança; 4. Biomecânica: Revisão de forças e movimento. Composição e propriedades mecânicas do tecido conectivo. Aplicações terapêuticas das forças.

Aulas práticas: 1. Oximetria de pulso; 2. Eletrocardiografia; 3. Ultrasonografia; 4. Análise cinemática do movimento.

Bibliografia Obrigatória

Kane, S. A; Introduction to physics in modern medicine, CRC Press, Taylor & Francis Group2009, 2009

Bibliografia Complementar

Khan, F. M; The physics of radiation therapy, Wolters Kluwer, 2010
Malmivuo, J., Plonsey, R., ; Bioeletromagnetism: Principles and applications of bioelectric and biomagnetic field, , Oxford University Press, 1995
Plonsey, R., Barr, R.C; Bioelectricity: a quantitative approach, Springer Science, 2007
Kerr, A; Introductory Biomechanics, Elsevier, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A avaliação da UC é considerada como um todo integrando-se a componente teórica e prática. Na componente teórica recorre-se a uma metodologia expositiva-participativa privilegiando-se a participação dos estudantes. Aulas teórico-práticas irão permitir fomentar a capacidade dos estudantes de trabalhar independentemente na resolução de fichas de exercícios sobre as temáticas apresentadas nas aulas teóricas. Na componente prática laboratorial desenvolvem-se trabalhos experimentais que abrangem os conteúdos da UC e visam dotar o estudante com competências do âmbito do “saber-fazer”. A componente teórica / teórico-prática é avaliada através de testes durante o semestre, sendo os trabalhos avaliados através da elaboração de relatórios com recurso a bibliografia atualizada e de referência. A componente teórica e teórico-prática tem um peso de 75% na avaliação global, estando os restantes 25% atribuídos à componente prática.



Perante uma situação de fraude, suspeita ou comprovada, em regime presencial ou online, durante um processo de avaliação, serão aplicadas as medidas preconizadas no Despacho n.º 40/Presidente/2021.

Todos os elementos de avaliação realizados online decorrem com ligação simultânea, por videochamada, através da plataforma zoom ou Teams.

Nos exames online haverá prova oral sempre que a classificação seja superior a 9.5 para validação do resultados obtidos.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Via presencial e nas condições excecionais de EaD

0.75*média dos dois testes + 0.25*relatório



Exame

100% exame ou 75% exame+ 25% nota do relatório da atividade laboratorial

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