Código: | BIOT162 | Sigla: | Lab VB |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
OFICIAL | Biotecnologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
BIOT | 58 | Plano Estudos 2015 | 3 | - | 5 | 60 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Sónia Alexandra Paiva dos Santos | Responsável |
Ensino Prático e Laboratorial: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 4 | 12,00 |
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho | 4,00 | ||
Natália Maria Ferreira Rebelo de Melo Osório | 4,00 | ||
Sónia Alexandra Paiva dos Santos | 4,00 |
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 60,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 15,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 135,00 |
Avaliação contínua:
Classificação final = 20% Trabalho Laboratorial + 20% exercícios regulares + 20% relatório 1 + 20% relatório 2 + 20% relatório 3
É obrigatória a entrega de todos os elementos de avaliação.
O trabalho laboratorial e os exercícios regulares são componentes de avaliação individuais e os relatórios (1 a 3) são componentes de avaliação realizadas em grupo.
Os critérios de avaliação, e respetivas ponderações, do trabalho de laboratório são: (1) pontualidade do estudante (10%), (2) demonstração da preparação prévia do trabalho laboratorial, no caderno de laboratório (15%), (3) proatividade, organização, rigor e destreza na execução do trabalho experimental (50%) e (4) limpeza e organização do espaço e do material no final da aula (25%).
Sempre que for detetada uma situação de plágio nos trabalhos escritos, esse trabalho será anulado.
Fundamentação do regime de exceção (100% Exame não aplicável):
De acordo com a ficha da UC, o objetivo de aprendizagem que fundamenta a aplicação do Regime de Exceção inclui a planificação, execução e desenvolvimento de experiências laboratoriais através da manipulação rigorosa de material laboratorial e equipamento específico.
De acordo com a ficha da UC, as competências a adquirir que fundamentam a aplicação do Regime de Exceção são as seguintes:
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com as aplicações laboratoriais dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.
Justificação para a aplicação do regime de exceção:
As atividades práticas a desenvolver na UC Laboratórios VB visam o desenvolvimento de experiências práticas laboratoriais e interpretação dos resultados. As competências técnicas associadas à execução destas experiências implicam o envolvimento presencial do estudante e uma avaliação contínua das aprendizagens.