Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > BINF022
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Data Mining

Código: BINF022     Sigla: DM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 30 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Luís António Pissarra de Matos Agonia Pereira 2,00
Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-04-20.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Software de apoio à Unidade Curricular, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;

  • Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.

  • Compreender a importância do Data Mining nas organizações

  • Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;

  • Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;

  • Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.

  • Compreender a importância do Data Mining nas organizações

  • Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;

  • Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Desafios da Modelação e Análise de Dados em Bioinformática

  2. Business Intelligence e infraestrutura de suporte

  3. Conceitos Fundamentais do Data Mining

  4. O Data Mining e a Bioinformática

  5. Tendências atuais e futuras

Bibliografia Obrigatória

Han, J., Kamber, M.; Data Mining – Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann , 2011
He, Z.; Data Mining for Bioinformatics Applications, Elsevier Ltd., 2015
Kudyba, S.; Big Data, Mining, and Analytics: Components of Strategic Decision Making, Taylor & Francis Group, LLC, 2014
Larose, D. e Larose C.; Data Mining and Predictive Analytics, John Wiley & Sons, Inc, 2015
Provost, F. e Fawcett, T.; Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking., O'Reilly Media, 2013
Sharda, R.; Delen, D. and Turban, E.; Business Intelligence, Analytics and Data Science: A Managerial Approach, Pearson, 2018
Shmueli,G.; Bruce,P.; Gedeck, P.; Patel, N.; Data Mining for Business Analytics: Concepts, Techniques and Applications in Python, Wiley, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias integram:

- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância do Business Intelligence e da infraestrutura de suporte; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais de Business Intelligence e da descoberta de conhecimento em bases de dados através da aplicação de técnicas de Data Mining.

De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e discussão do respetivo trabalho na área específica de aprendizagem.

Se o teste de avaliação individual de conhecimentos for realizado em modo de ensino à distância, e se o aluno obtiver neste teste de avaliação uma classificação igual ou superior a 17 pontos, deverá realizar uma prova oral para defender a classificação obtida.

Software

Microsoft PowerBI
Anaconda - Jupyter Notebook

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 34,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A aprovação na unidade curricular está condicionada a classificação final igual ou superior a 10 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação contínua compreende:
- a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) - 40%;
- a realização de dois testes – 50% e;
- realização de atividades ao longo das aulas - 10%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um exame final.

Melhoria de classificação

Realização de um exame final.

Observações

Em caso de deteção de situação irregular (fraude) no processo de avaliação será aplicado o Regulamento Disciplinar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (Despacho n.º 13714/2016, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 219 em 15 de novembro) tendo também em consideração o Despacho n.º 40/Presidente/2021 "Medidas a adotar em situações associadas a fraude nos processos de avaliação dos cursos lecionados nas escolas do IPS".
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 13:52:11