Estruturas Geotécnicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geotecnia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVD |
11 |
Plano Estudos 2019 |
2 |
- |
4 |
60 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na unidade curricular de Estruturas Geotécnicas pretende-se dotar o estudante de conhecimentos e competências
de dimensionamento, no âmbito da regulamentação europeia - Eurocódigo 7 - utilizando os métodos de análise de
estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de obras correntes de Engenharia Civil.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos e competências de dimensionamento de estruturas geotécnicas através do estímulo do espírito crítico, da capacidade de análise de situações similares e a obtenção de experiência válida.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Mecânica dos Solos.
Programa
1. Introdução às Estruturas Geotécnicas
2. Eurocódigo 7 - Apresentação da filosofia de segurança.
3. Fundações. Tipos e funções. Critérios de segurança. Cenários de rotura. Modelo simplificado para sapata
corrida. Generalização da teoria da capacidade resistente. Meios estratificados. Verificação de segurança de
fundações diretas.
4. Estabilidade e estabilização de taludes em solo. Tipos e causas de instabilidade de taludes. Critérios de
segurança. Métodos de análise de estabilidade global. Taludes infinitos. Métodos de análise de fatias. Avaliação de
estabilidade com recurso a “software” comercial. Técnicas de estabilização.
5. Estruturas de Suporte. Impulsos de terras. Estado de repouso. Estado ativo e estado Passivo. Teoria de Rankine
e teoria de Coulomb. Estruturas de suporte rígidas - tipos e funções, análise da segurança, sistemas de drenagem.
Cortinas flexíveis autoportantes e mono-apoiadas - tipos e funções e análise de segurança.
Bibliografia Obrigatória
CEN; NP EN1997-1:2010. EUROCÓDIGO 7: Projecto Geotécnico. Parte 1: Regras Gerais., Instituto Português da Qualidade, 2010
Bibliografia Complementar
Bauduin, C.; Geotechnical Engineering Handbook, Ulrich Smoltczyk, Ernst & Sohn, 2002
Bowles, J. E.; Foundation Analysis and Design, McGraw-Hill, 1996
Craig, R.F; Soil Mechanics, Chapman & Hall, 1992
Matos Fernandes, M.; Mecânica dos Solos. Introdução à Engenharia Geotécnica. Vol. 2., FEUP, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos fundamentais de análise e as verificações de segurança, bem como os processos construtivos e
aspetos regulamentares associados aos diversos tipos de obras estudados, são apresentados nas aulas de
carácter teórico. Na componente prática são resolvidos problemas, com espírito crítico, aplicando os métodos
apresentados nos conteúdos teóricos. Na interface Moodle disponibilizam-se os ficheiros necessários ao trabalho autónomo.
Metodologia EaD: Exposição de ficheiros powerpoint, pdf com os
conteúdos programáticos, intercalados com a
resolução de exercícios com recurso à
plataforma moodle. Realização de fóruns, de
videoconferência através de plataformas (Zoom,
Teams) de suporte a aulas à distância, com
utilização de quadro virtual através de
ferramenta tipo "Xodo" para realização de
exercícios e também para esclarecimento de
dúvidas em atendimento não presencial.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
2 testes, a valer 2x40% do total; trabalho de grupo (máximo 2 alunos) com recurso a um programa informático a
valer 20% do total.
Avaliação por exame: Mínimo de 9.5 em 20 valores. (100% exame).
Mecanismos de mitigação da fraude e suas consequências, propostos (aprovados pelo CP), EaD: Testes disponibilizados aos estudantes com estrutura igual e fornecimento de valores diferentes nos parâmetros necessários para a resolução das mesmas perguntas em avaliação à distância. O powerpoint de apresentação dos resultados de aplicação de um programa informático, assim como a respetiva demonstração da operacionalização pelos estudantes com os parâmetros diferentes atribuídos a cada grupo, na verificação de estabilidade de um caso de obra, será efetuado em videoconferência com partilha de écran. O programa informático é freeware e está instalado nos computadores do docente e dos estudantes.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0.4T1 + 0.4T2 + 0.2 TG
CF = CE