Projeto/Estágio/Dissertação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
OFICIAL |
Engenharia Química e Industrial |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
27 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
30 |
8 |
810 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo desta UC é propor um desafio ao estudante, completamente novo e com uma dimensão considerável, na área da Biotecnologia ou da Engenharia Química, que terá de resolver com base nos conhecimentos adquiridos durante o mestrado. Este desafio pode corresponder a um problema real de uma empresa (estágio) ou a um projeto de investigação ou industrial (projeto). No final o estudante deve apresentar uma tese de mestrado, baseada no trabalho de estágio ou projeto, conducente ao Grau de Mestre.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Elaboração de um projeto de Engenharia Química ou de Biotecnologia, que tanto pode ser de cariz industrial (incluindo, nesse caso, balanços de massa e entálpicos, diagramas de processo, dimensionamento do equipamento principal, folhas de especificação e análise de viabilidade económica), como um projeto de investigação nas mesmas áreas. Em alternativa, o estudante pode realizar um estágio curricular numa indústria Química ou Biotecnológica. No final terá que realizar uma tese de mestrado.
Bibliografia Obrigatória
Cardoso, J.P., Bernardo-Gil, M.G., Fonseca, L.J.P.; Engenharia Bioquimica Integrada e Projecto de Indústrias Biológicas, AEIST, 2004
Peters, M.S., Timmerhaus, K.D., West, R.E. ; Plant Design and Economics for Chemical Engineers, McGraw-Hill, 2003
Peters, M.S., Timmerhaus, K.D.; Chemical Engineers, McGraw-Hill, 2004
Bibliografia Complementar
Atkinson, B., Mavituna, F.; Biochemical Engineering and Biotechnology Handbook, Stockton Press, 1991
Landau, R., Cohan, A.S.; The Chemical Plant - From Process Selection to Commercial Operation, Reinhold Pub. Corp.
Perry, R.H., Chilton, C.H.; Perry's Chemical Engineers' Handbook, McGraw-Hill
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estágio curricular:
- o estudante desenvolve um projeto individualmente em contexto de trabalho, contando com o apoio de um Tutor na empresa e de um Docente-Orientador da Escola, que segue o seu trabalho e o auxilia na escrita da tese de mestrado.
Projeto:
- o estudante também desenvolve um projeto individualmente, que tanto pode ser um projeto industrial como um projeto de investigação, contando com o apoio de um orientador e, eventualmente, coorientadores, responsáveis por acompanhar o seu trabalho e por o auxiliar na escrita da tese de mestrado.
Em ambas as situações, o estudante tem de entregar uma tese para obtenção do grau de mestre no final, que apresenta oralmente em Inglês e que discute publicamente, perante um júri. A nota final é atribuída pelo júri, sendo lavrada uma ata.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
110,00 |
Realização de Estágio |
700,00 |
Total: |
810,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
O estudante pode optar por um estágio ou por um projeto, de investigação ou industrial. No final o estudante tem de entregar uma tese de dissertação de mestrado, baseada no trabalho individual que realizou durante o estágio/projeto, conducente ao Grau de Mestre, que apresenta oralmente em Inglês e que discute publicamente, perante um júri. A nota final é atribuída pelo júri, sendo lavrada uma ata. O anexo à ata apresenta detalhadamente a justificação da avaliação, considerando os seguintes pesos:
- 70% para o documento (estrutura, revisão bibliográfica, objetivos e sua concretização, aplicação de conhecimentos, rigor científico/técnico, análise crítica, bibliografia e apresentação);
- 15% para a apresentação oral (material de apoio, clareza de exposição e rigor científico/técnico);
- 15% para a discussão oral (segurança e capacidade de argumentação).